SEGURANÇA PÚBLICA

Governador de SP incita policiais a matar: "Bandido que levantar arma para polícia vai levar bala"

Rodrigo Garcia muda postura e aposta na radicalização do discurso de “combate ao crime”

Governador de SP incita policiais a matar: "Bandido que levantar arma para polícia vai levar bala".
Escrito en BRASIL el

Com o objetivo de disputar e obter o voto do eleitorado de extrema direita, o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), que vai buscar novo mandato, declarou nesta quarta-feira (4) que "em São Paulo, o bandido que levantar arma para a polícia vai levar bala". 

A declaração de Rodrigo Garcia, que assumiu o Palácio dos Bandeirantes em abril, quando João Doria renunciou para disputar a presidência da República, se deu durante o lançamento de uma operação contra roubos e furtos de celulares e contra golpes com Pix. 

A ação recebeu o nome de Operação Sufoco e a Polícia Militar, que hoje conta com 5 mil agentes, pode ganhar mais 4.740 novos PMs. "Pedimos a colaboração da população e iremos dobrar o número de efetivos", disse o governador. 

Para aumentar a quantidade de policiais nas ruas, o governo de São Paulo vai ampliar as vagas do Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), programa que permite que integrantes da polícia militar possam fazer até dez turnos de oito horas consecutivas fora do seu expediente padrão por mês. O programa é facultado e o policial deve manifestar interesse. 

"Com a vida voltando ao normal, infelizmente os crimes contra o patrimônio cresceu. Quero deixar, em nome da população de São Paulo, um aviso muito claro a esses bandidos que de maneira covarde estão escondidos atrás do capacete, com mochilas de falsos entregadores: que eles mudem de profissão ou de estado, porque a polícia vai atrás de cada um deles. Quem cometer crime aqui em São Paulo vai ser preso", declarou Rodrigo Garcia. 

O governador de São Paulo se reuniu nesta terça-feira (3) com as forças de segurança do estado e representantes das empresas de delivery onde firam discutidas medidas com efeito imediato para combater os falsos entregadores que estão envolvidos em casos de roubos e furtos.