RACISMO

VÍDEO: defensora pública aposentada chama entregador de “macaco”

A mulher ainda tentou quebrar o vidro e o espelho retrovisor do carro e, por isso, um deles filmou a cena

Defensora Pública Racista.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

A defensora pública aposentada Claudia Alvarim Barrozo foi flagrada em vídeo no último sábado (30), em Niterói (RJ), chamando um entregador de "macaco”. Ela teria se irritado com uma van estacionada em frente à casa dela e começou a agredir verbalmente Eduardo Pessanha. A vítima registrou boletim de ocorrência.

"Um sentimento de humilhação, um misto de raiva, de a gente ser inofensivo diante dessas coisas que acontecem bastante no nosso dia a dia", disse Pessanha.

De acordo com o advogado das vítimas, Joab Gama de Souza, a discussão ocorreu após a mulher ter pedido que os dois entregadores retirassem a van da frente de sua porta. O motorista estava fora e o seu colega informou que não poderia retirar, pois não tinha habilitação.

Tentou quebrar o carro

Daniel Vargas, advogado da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, que acompanha o caso, afrimou que a mulher tentou quebrar o vidro e o espelho retrovisor do carro e, por isso, um deles começou a filmar.

Foi então que ela saiu do carro e chamou um dos entregadores, ambos negros, de "palhaço, otário, babaca, macaco", de acordo com o registro. No vídeo, dá para ouvir claramente a palavra "macaco".

"A senhora saiu da casa e já pediu que o entregador tirasse o carro imediatamente dali. O ajudante respondeu que ela precisaria esperar o motorista chegar, porque ele não tinha carteira de motorista. Na mesma hora, ela perdeu o controle e começou a ofender os dois. Em seguida, ela começou a jogar objetos na direção da van. Antes de entrar no carro, ela xingou o motorista de macaco e foi embora", contou o advogado das vítimas Joab Gama de Souza.

A ocorrência foi registrada na 81ª DP (Itaipu) como "injúria por preconceito". Imagens de câmeras de segurança foram solicitadas pela Polícia Civil e a autora será intimada para prestar esclarecimentos.

Com informações do G1