POVO INDÍGENAS

Distribuidora privada faz ligações ilegais de energia para invasores de terras indígenas

Equatorial está fornecendo energia ilegalmente para grileiros, garimpeiros e desmatadores

Mulheres do Povo Arara, da T.I. Cachoeira Seca.Créditos: Apib
Escrito en BRASIL el

A Equatorial Energia, uma das maiores companhias privadas do setor elétrico, que atua em seis estados, está fornecendo energia ilegalmente para grileiros, garimpeiros e desmatadores na terra indígena Cachoeira Seca, entre os municípios de Altamira, Placas e Uruará, no Pará.

Em reportagem de André Borges, em O Estado de S.Paulo, revela-se que “dentro da área demarcada, onde só povos originários poderiam estar, não indígenas usam a eletricidade fornecida, de forma ilegal”, pela Equatorial.

A companhia já foi multada em mais de R$ 3,3 milhões por instalações irregulares dentro da terra indígena Cachoeira Seca, mas o fornecimento continua.

Em dezembro do ano passado, o movimento Rede Xingu+, formado por organizações indígenas, ribeirinhas e da sociedade civil atuantes na bacia do rio Xingu, constatou que não apenas em Cachoeira Seca, mas em outras três terras indígenas há instalações de energia elétrica ilegais. 

“A instalação de infraestrutura para invasores pode configurar crime e é inconstitucional. Dificulta muito as ações de fiscalização, pois o fornecimento de energia elétrica permite que os invasores comuniquem a chegada da fiscalização e que se estabeleçam na terra indígena de forma permanente, expandindo as áreas griladas e desmatadas”, disse ao repórter André Borges o pesquisador do Instituto Socioambiental (ISA) Rodrigo Oliveira.