ABUSO SEXUAL E FINANCEIRO

Fantástico: Gurus espirituais presos por violência sexual agiam com as mesmas táticas em regiões diferentes

Tanto em Campinas, no interior de São Paulo, quanto em Belém no Pará, casas "especializadas" em terapias corporais e espirituais são investigadas por casos de abusos sexuais e financeiros contra mulheres

Reprodução reportagem do FantásticoCréditos: Reprodução Fantástico
Escrito en BRASIL el

Charlatões e abusadores que se apresentavam como homens sábios e protetores espirituais de pessoas vulneráveis. Tanto em Campinas, no interior de São Paulo, quanto em Belém no Pará, casas "especializadas" em terapias corporais e espirituais são investigadas por casos de abusos sexuais e financeiros contra mulheres.

O Fantástico deste domingo (8) ouviu quem frequentou esses lugares. As vítimas contaram como suas vidas eram controladas e manipuladas com chantagens financeiras. E ainda se culpam por terem acreditado nos terapeutas, agora presos. 

O terapeuta de Campinas, André Lanzoni, está preso desde o último dia 10 de março. Já o líder religioso Paulo Paumgartten de Marudá, de Belém, está preso desde 18 de março.

“Ele me afastou do meu filho por um certo tempo, porque o meu filho era gay e ele achava que a ‘frequência’ do meu filho não era boa para as minhas filhas nem para mim”, conta uma vítima do líder religioso Paulo Paumgartten de Marudá  de Belém.

Em Campinas, o terapeuta André Lanzoni também dizia ter criado um método revolucionário para abusar sexualmente das vítimas.

“Na primeira consulta, ele disse que eu tinha um problema mesmo relacionado à sexualidade e que ele precisaria liberar os traumas. Segunda sessão ele pediu para deitar na maca que ele iria liberar os meus pontos de trauma, e ele começou tocando na minha cabeça, nos meus seios, na minha barriga. E aí quando chegou no meu órgão genital, ele disse que precisava abrir a calça porque através da roupa não seria possível fazer a liberação. Enquanto isso, ele estava, eu vi, abrindo as calças dele e se masturbando enquanto me tocava. Eu fiquei paralisada, não tive reação e tive medo”, conta uma vítima.

Os advogados de André Lanzoni disseram que estão se inteirando dos fatos e que tudo será esclarecido no momento processual oportuno. Depois da prisão, outras dez mulheres procuraram a delegacia para denunciar que também teriam sido abusadas por Paulo.

Histórico das "clínicas"

Em Campinas, a “Casa Semear” era o refúgio para quem tinha perdido as esperanças, mas quem frequentava a clínica era convencido de que o tratamento dependia dessa dedicação total e exclusiva.

Em Belém, as vítimas buscavam conforto espiritual durante encontros em uma casa de fachada discreta. Ao longo do tempo, o homem a quem elas chamavam de “pai Paulo’’ também impôs uma rotina de isolamento.

Segundo as vítimas, Paulo marcava a evolução espiritual de cada uma pelo que ele chamava de "frequência." Quanto mais alta a “frequência”, mais próxima a pessoa estaria de alcançar a suposta paz espiritual que ele dizia ter atingido.