EM ALERTA

Pré-candidatos à presidência, Ciro e Simone Tebet suspendem agendas por Covid-19

O político do PDT testou positivo para a doença, enquanto a senadora do MDB está com suspeita de ter contraído o vírus

Ciro Gomes e Simone Tebet.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Dois pré-candidatos à presidência suspenderam suas agendas de pré-campanha nesta segunda-feira por conta da Covid-19. Ciro Gomes (PDT) testou positivo para a doença, enquanto Simone Tebet (MDB) está com suspeitas de ter sido infectada com o coronavírus

"Infelizmente testei positivo para a Covid. Os sintomas estão leves e, se Deus quiser, breve estarei recuperado. Sou forçado a suspender atividades de pré-campanha", informou Ciro através das redes socais. O político do PDT ainda pediu para que pessoas com quem teve contato mais próximo nos últimos dias façam testes para saberem se também estão com a doença. 

Já Simone Tebet divulgou uma nota em que informa a paralisação de suas atividades pelo fato de seu marido ter testado positivo para a Covid-19. 

“Por precaução em respeito às pessoas e cumprindo as determinações dos protocolos de saúde e as normas sanitárias, a senadora irá realizar nesta terça o teste e, até o resultado do exame, ficará em sua residência, cumprindo agenda de compromissos de forma online", diz o comunicado. 

Pandemia não acabou: mortes sobem em SP 

O número de mortes por Covid-19 no estado de São Paulo voltou a subir para mais de 45% entre os dias 24 e 30 de abril - mesmo período que governo de Jair Bolsonaro decidiu pelo fim da emergência sanitária.  O número de casos e internações pela doença também subiu neste mesmo período.  

A média diária de registrou um crescimento de 4,3% após o feriado de Tiradentes e o carnaval fora de época . As internações por Covid-19 no estado de São Paulo também subiram 10,4%, passando de 155 para 177 em uma semana.

No caso das internações, este é o segundo aumento seguido, já que na semana anterior ao carnaval, o número de internações havia subido 6%. No momento, o estado de São Paulo  tem 448 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em tratamento de Covid-19, contra 453 na semana passada.

O número de óbitos também aumentou com uma média móvel diária de mortes no Estado de aproximadamente 22 para 32 entre a semana dos dias 17 a 23 e a última de abril - os patamares ainda são considerados baixos, se comparados com o início do ano, quando houve o surto da variante Ômicron e a média estava acima de cem. 

No país 

No dia 4 de maio, a Fiocruz divulgou um alerta de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave em 14 estados, nas últimas quatro semanas.

Segundo o levantamento, os casos, que antes estavam subindo apenas entre as crianças, agora também avançam na população adulta. Essa mudança na faixa etária, segundo o boletim Inforipe, é um indício de que os casos de Covid podem estar aumentando novamente.