GREVE

Dom Phillips e Bruno Pereira: Funai entra em greve após declaração de presidente

Servidores da Funai cobram uma retratação de Marcelo Augusto Xavier da Silva sobre caso

Presidente da Funai, Marcelo Xavier da Silva.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Servidores da Funai decidiram nesta segunda-feira (13) declarar estado de greve de 24h em razão das declarações feitas pelo presidente da entidade, o delegado Marcelo Augusto Xavier da Silva, sobre o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

Marcelo Augusto disse na sexta-feira (10) que iria acionar o Ministério Público Federal (MPF) contra o jornalista e o indigenista por eles supostamente terem ingressado em território indígena sem autorização na região do Vale do Javari, onde desapareceram.

Essa informação foi rebatida pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), que afirma que Bruno tinha essa autorização até a data em que ele deixou o local e que os dois, juntos, não ultrapassaram o limite permitido.

"De fato, na autorização de ingresso em terra indígena concedida pela Funai a Bruno Pereira não há menção ao Sr. Phillips, pois ele não ingressou nem intencionava adentrar nos limites da Terra Indígena Vale do Javari", disse a Unijava.

Os servidores da Funai cobram uma retratação do presidente da entidade. Marcelo Augusto Xavier da Silva foi nomeado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019. O delegado da Polícia Federal tem proximidade com ruralistas e virou réu em 2021 por atrasar a demarcação de terras indígenas. O Parlamento indígena (Parlaíndio) exige a exoneração de Marcelo do cargo.

A assembleia desta segunda foi promovida pelo Indigenistas Associados (INA), pelo Sindsep-DF (Servidores Públicos Federais do Distrito Federal), Condisef( Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais) e Ansef (Associação Nacional dos Servidores da Funai).

Com informações do Uol