INVESTIGAÇÕES SEGUEM

Polícia Federal prende 2° suspeito do desaparecimento de Dom Philips e Bruno Pereira

Polícia Civil do Amazonas realizou buscas em casas da comunidade São Gabriel, às margens do Rio Itaquaí. O primeiro a ser preso foi o pescador conhecido como “Pelado”

Policias realizam operação de busca por Dom Philips e Bruno Pereira..Créditos: TV Globo/Reprodução
Por
Escrito en BRASIL el

A Polícia Federal informou que prendeu um segundo suspeito de ter participação no desaparecimento do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, da Funai, ocorrido em meio à selva amazônica no Vale do Javari (AM). As circunstâncias em que ocorreram a detenção de Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido na região como Dos Santos, não foram reveladas, tampouco qual a natureza das acusações que pesam contra ele.

O interrogatório do suspeito ocorre neste momento no município de Atalaia do Norte. Para quarta-feira (15) está marcada sua audiência de custódia no fórum da cidade, que definirá se Dos Santos seguirá na prisão de forma indefinida ou se ganhará liberdade, ainda que siga sendo investigado.

Unidades da Polícia Civil do Amazonas realizaram na tarde desta terça-feira (14) operações e buscas no vilarejo São Gabriel, às margens do Rio Itaquaí. Naquela região já foi preso o primeiro e principal suspeito pelo desaparecimento de Dom e Bruno, o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, que até agora segue negando envolvimento no caso.

O britânico Dom Philips, um consagrado jornalista que correspondia atualmente para o diário The Guardian, e o brasileiro Bruno Pereira, um dos antropólogos mais reverenciados no mundo na área de contato com tribos de povos originários isolados, saíram no domingo (5) para visitar um conhecido numa área próxima aos limites da Terra Indígena do Vale do Javari (AM) e desapareceram, quando já retornavam do encontro, rumo a Atalaia do Norte.

Desde então, a Polícia Federal, a Marinha, o Exército, a Funai e a organização indígena Univaja realizam uma grande operação para descobrir o paradeiro da dupla. Uma mochila com pertences dos dois, amarrada a troncos submersos, já foi encontrada, mas não há qualquer sinal deles até agora. Bruno vinha recebendo ameaças por agir no combate a várias organizações criminosas que atuam naquela zona da floresta amazônica.