CRIME NA AMAZÔNIA

Vídeo mostra encontro de Bruno Pereira e Pelado, que hostiliza: "Vai tomar teu rumo"

Imagens foram feitas por cinegrafista francês e jornalista brasileira em expedição com Bruno, que alerta Pelado sobre pesca em território indígena. "Era uma pessoa que sabia como mostrar ao mundo o que está acontecendo"

Amarildo Costa de Oliveira, o Pelado, hostiliza Bruno Pereira e agentes da Funai.Créditos: Reprodução/Jules Guepratte
Escrito en BRASIL el

Imagens feitas pelo cinegrafista francês Jules Guepratte em parceria com a jornalista brasileira Mokika Kiev divulgadas nas redes sociais mostram um encontro entre Bruno Pereira, quando ainda atuava junto à Funai, e Amarildo Costa de Oliveira, o Pelado, primeiro preso por suspeita de envolvimento do desaparecimento do indigenista e do jornalista inglês Dom Phillips.

No vídeo que foi divulgado pela rede Al Jazeera e replicado nas redes pelo perfil Headline, Pelado hostiliza a equipe da Funai com Bruno Pereira quando é alertado sobre a proximidade da embarcação na Terra Indígena do Vale do Javari.

"Essa área aqui é zona de pesca. Tu sabes disso. Essa área toda aqui é da comunidade. Não tem nada a ver com indígena, não. Vai tomar teu rumo aí", diz Pelado aos agentes da Funai nas imagens gravadas no Rio Taquari, onde Bruno e Dom desapareceram.

Em entrevista à Headline, Monica Kiev, que esteve com Bruno na região, diz que o desaparecimento do indigenista é uma perda enorme para o Brasil e os povos da região.

"Eu acho que, para os povos indígenas, perder uma pessoa como o Bruno é uma perda enorme. É uma perda enorme porque ele era um líder também. Ele era apaixonado por essa causa. Era uma ponte entre esses povos indígenas, jornalistas e tinha muitos conhecidos. Enfim, era uma pessoa que sabia como mostrar ao mundo o que está acontecendo", diz.

Prisão

Nesta terça-feira (14), a Polícia Federal informou que prendeu um segundo suspeito de ter participação no desaparecimento.

As circunstâncias em que ocorreram a detenção de Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido na região como Dos Santos, não foram reveladas, tampouco qual a natureza das acusações que pesam contra ele.

Ele prestou depoimento em Atalaia do Norte e nesta quarta está marcada sua audiência de custódia no fórum da cidade, que definirá se Dos Santos seguirá na prisão de forma indefinida ou se ganhará liberdade, ainda que siga sendo investigado.