ARMAS

STJ abre licitação para compra de carabinas semiautomáticas

O órgão alega que precisa se atualizar “frente à capacidade das organizações criminosas de se equipar constantemente com inovações e armamentos modernos”

STJ vai se armar.Créditos: Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu licitação para a compra de quatro carabinas semiautomáticas calibre 5,56 mm, padrão usado pelas Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com capacidade para 30 cartuchos.

A justificativa do órgão é a necessidade de acompanhar o avanço de organizações criminosas.

Essas carabinas são usadas por instituições militares e agentes policiais de vários países. O tribunal alega que será uma alternativa para uso na proteção dos ministros e autoridades, “em ocorrências com risco em potencial e missões especiais, dotando o policial judicial de uma arma confiável e com um excelente calibre”, de acordo com o Metrópoles.

O STJ calcula gastar R$ 49.456,52 com a aquisição dos armamentos

O pregão foi aberto no dia 30 de maio. Porém, o processo está suspenso, em consequência de impugnação apresentada por uma empresa.

“Com isso, as questões constantes da impugnação estão em fase de avaliação, para verificar a pertinência de acolhimento ou não, a fim de viabilizar a posterior republicação do edital”, relatou o STJ.

Atualmente, o tribunal tem quatro carabinas calibre 12, utilizadas para "contenção de motins e multidões". O STJ quer se atualizar “frente à capacidade das organizações criminosas de se equipar constantemente com inovações e armamentos modernos, cada vez mais com maior potencial bélico”.