CRIME NA AMAZÔNIA

Bruno e Dom: Univaja pede instauração de GLO e apuração sobre mandantes

A entidade vai a Brasília pedir medidas de segurança para o Vale do Javari, inclusive, a possibilidade de instauração de Garantia da Lei e da Ordem

A região do Vale do Javari precisa de proteção.Créditos: Reprodução/PF-AM
Escrito en BRASIL el

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) mandou representantes a Brasília para manter conversações com parlamentares e com o Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é cobrar aprofundamento nas apurações sobre os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips.

Além disso, a entidade vai pedir medidas de segurança para o Vale do Javari, inclusive, a possibilidade de instauração de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região do Alto Solimões.

A região está desprotegida. A GLO pode impor, provisoriamente, a garantia de segurança na região até termos uma medida mais efetiva" afirmou Eliésio Marubo, assessor jurídico da Univaja, ao Globo.

Marubo não aceita a rápida conclusão da Polícia Federal (PF) de que os suspeitos dos assassinatos “agiram sem mandante nem organização por trás”.

Discordamos totalmente dessa ideia. É uma afirmativa totalmente equivocada diante das informações que temos. Então, é prematuro afirmar isso, no momento em que que há uma organização criminosa na região. É preciso aprofundar as investigações”, disse.

Representante da Univaja rebate Hamilton Mourão: “Não foi só um simples rapaz que estava bebendo e ficou com raiva"

“Temos que evitar as questões ideológicas que pairam sobre o inquérito. Ideológicas porque estão alinhadas com o pensamento que minimiza a atuação do Bruno na região, como se ele estivesse se aventurando. A atuação dele era a favor do interesse público e impedia a livre atuação do crime. Não foi só um simples rapaz que estava bebendo, ficou com raiva, e quis matar o Bruno”, afirmou o representante da Univaja, em referência às declarações do vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos).

O militar disse o seguinte: “Na minha avaliação deve ter ocorrido que o suspeito bebe, se embriaga, como acontece na periferia das grandes cidades. Aqui em Brasília a gente sabe. Todo final de semana tem gente morta a facada, tiro, normalmente fruto de quê? Da bebida, né? A mesma coisa deve ter acontecido”.

Além disso, afirmou: “A polícia está tentando apurar e já prendeu os principais suspeitos, ali identificaram as causas das mortes, já localizaram a embarcação. Só resta saber se há um mandante. Dom entrou de gaiato nessa história, foi dano colateral", acrescentou.