TUMULTO NA SÉ

VÍDEO: GCM joga gás em moradores de rua durante resgate a homem que passava mal

Instituição paulistana diz que agiu contra adolescentes que tentavam atacar um casal que reagiu a um assalto, mas cenas mostram bombas sendo lançadas em meio às pessoas em situação de rua, na Sé

Pessoas em situação de rua são atacadas com gás pela GCM em SP..Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Moradores de rua da região da Catedral da Sé, em São Paulo, foram atacados com bombas de gás lacrimogêneo por integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na noite de domingo (19), bem no momento em que um homem era socorrido por uma ambulância do Resgate, por estar passando mal. As cenas, revoltantes, foram disponibilizadas nas redes sociais pelo perfil do padre Julio Lancellotti, pároco da Igreja São Miguel Arcanjo e responsável pela Pastoral do Povo da Rua.

O flagrante começa com uma pessoa deitada no chão e sendo colocada numa prancha imobilizadora pelos socorristas. De repente, algumas explosões são ouvidas na praça, bem próximas ao local do atendimento, e vários pontos brancos de gás lacrimogêneo começam a surgir. O homem e a mulher que atendem a vítima que precisa de cuidados, então, o colocam no chão e deitam a maca lateralmente para protegê-la do material que é disparado pela GCM.

A versão da GCM é de que um casal teria sido alvo de um assalto, mas o homem teria reagido esfaqueando o suposto ladrão. Ao fugiram para um mercado que fica nas imediações, outros comparsas do criminoso ferido teriam entrado no local para linchar o casal. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pelos guardas civis, se manifestou oficialmente por meio de uma nota e informou que “os infratores passaram a arremessar objetos contra as equipes da GCM e que diante do tumulto, os guardas fizeram o uso moderado e progressivo da força, a fim de garantir a integridade física e a segurança das pessoas em situação de rua, vítimas e dos agentes da Guarda Civil Metropolitana”.