ADEUS

Morre Danuza Leão, escritora, jornalista e ex-modelo, aos 88 anos

Figura icônica da sociedade carioca do século XX, Danuza sofria de enfisema pulmonar e morreu vítima de insuficiência respiratória

Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro, a escritora, jornalista e ex-modelo Danuza Leão, uma das figuras mais icônicas da sociedade carioca do século XX. Familiares confirmaram o falecimento e informaram que ela sofria havia anos de enfisema pulmonar e que teria sido vitimada por uma insuficiência respiratória.

Cronista marcante dos jornais brasileiros, Danuza escrevia textos polêmicos e agitadores para os padrões de sua época e por anos encarnou a face da moda no país. Ela foi autora de obras de grande sucesso, como “Quase Tudo” e “Na Sala Com Danuza”.

Casada com três jornalistas, entre eles Samuel Weiner, dono e editor do emblemático Última Hora, com quem teve três filhos, iniciou sua carreira de modelo ainda na década de 1950, desfilando no Brasil e no exterior. Ela era irmã da cantora Nara Leão, falecida em 1989, e foi uma figura presente no surgimento da Bossa Nova, uma vez que os grandes nomes do gênero se reuniam em seu apartamento em Copacabana para produzir canções.

O corpo de Danuza Leão será cremado nesta quinta-feira (23), no Cemitério do Caju, na Zona Norte do Rio, mas o horário da cerimônia ainda não foi definido pela família.