VIOLÊNCIA DA GCM

VÍDEO: Agentes da GCM espancam garoto de 14 anos no interior de Pernambuco

Os agentes dão chutes, tapas e socos para que o garoto confesse quem foi o autor de um disparo de fogo de artifício que feriu um outro

GCM espanca Menor.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

Um garoto de apenas 14 anos foi espancado na última quinta-feira (23), pela Guarda Civil Metropolitana de Toritama, conhecida como “a capital do jeans”, no interior de Pernambuco. Um vídeo da agressão foi divulgado e os agentes acabaram sendo afastados de suas funções.

De acordo com informações do Blog do Bruno Muniz, um garoto foi ferido durante a tradicional “guerra de mosquitos”, brincadeira de São João em que uns soltam fogos em direção aos outros, um garoto que estava acompanhando a queima dos fogos acabou sendo atingido na região da virilha. Apesar da queimadura, ele passa bem.

Tortura

Os agentes da Guarda Municipal abordaram um menor como um dos possíveis suspeitos pelo incidente. Eles o agrediram com chutes, tapas e socos por diversos GCM’s, mesmo negando ter sido ele o responsável por ter soltado os fogos.

Testemunhas apontam que o rapaz abordado não possui antecedentes criminais e que estava soltando fogos juntamente com dezenas de outras pessoas, e que não é possível dizer quem soltou o artefato que atingiu o garoto.

Os agentes espancam o garoto pra que ele conte quem havia sido o autor do disparo dos rojões. O caso gerou revolta na população. O video foi compartilhado pelo Padre Julio Lacellotti. Veja abaixo:

A prefeitura divulgou nota em que afirma ter afastado os dois guardas de suas funções. Veja abaixo:

Nota da Guarda Municipal de Toritama

A prefeitura municipal de Toritama informa que dois membros da Guarda Municipal foram afastados das suas funções em decorrência dos fatos ocorridos no dia 23/06. Eles terão todo o direto à defesa. Informamos ainda que as famílias das pessoas envolvidas no infeliz e reprovável acontecimentos estão recebendo apoio e atenção da prefeitura. Por fim, o governo municipal declara ter respeito aos integrantes da guarda municipal. Guarda essa que tem contribuído muito, em parceria com as policiais estaduais, para a segurança do município.