MISTÉRIO

VÍDEO: Luz na janela de Chico Xavier segue sem explicação nos 20 anos de sua morte

Fenômeno impressionante foi relembrado nesta quinta (30), data em que completam 20 anos da morte do médium espírita, que se foi no mesmo dia da conquista do pentacampeonato da seleção brasileira

Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Nesta quinta-feira (20) completam 20 anos da morte do médium espírita Chico Xavier, que se foi no mesmo dia em que a seleção brasileira comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari conquistava o pentacampeonato mundial no Japão. No entanto, um assunto que voltou aos noticiários na data foi o de um caso envolvendo Chico exatamente um ano antes de sua morte: um feixe de luz que atravessou o céu e entrou pela janela do quarto do hospital onde ele estava internado, em Uberaba, captado de forma involuntária por um cinegrafista da TV Integração, afiliada da Rede Globo no Triângulo Mineiro.

“No processo de colar as imagens, eu vi aquela luz. Pedi para o editor voltar o frame e ele também percebeu a luz. Foi algo surreal pra gente na época. Não poderia ser a luz de um carro, por exemplo, porque ele teria que estar andando na contramão para poder ser captado pelo ângulo de gravação da câmera. E também não poderia ser um raio solar, porque, no nascer do dia, eles não batiam na lente”, lembrou o operador de câmera Dângeles Chandre, que à época trabalhava no estúdio da TV Integração e costumava acompanhar os editores de vídeo. As imagens foram captadas pelo cinegrafista Emerson Gondim, que posicionou seu equipamento na frente do Hospital Hélio Angotti, onde o médium estava internado com uma grave pneumonia nos dois pulmões em junho de 2001.

O caso foi levado para vários especialistas em fraudes e hoje, 21 anos depois, segue sendo um mistério já que as principais hipóteses, como uma adulteração das imagens, o reflexo de um farol ou refletor e um raio de sol já foram descartadas por peritos.

Régis Alves, um professor e pesquisador da USP especializado em mídias eletrônicas também foi ouvido à época e analisou o material, conforme reportagem republicada pelo portal g1 nesta quinta (30). Ele confirma que não há elementos que possam dar, até então, uma explicação para o fenômeno.

“Um objeto com uma massa apreciável iria apresentar uma trajetória parabólica, e não é o que acontece, já que houve uma trajetória retilínea” explicou Alves, 21 anos atrás, frisando que o foco de luz aparenta ter 30 centímetros e estar girando em torno do próprio eixo.

Naturalmente, para além da busca por explicações científicas para o enigmático acontecimento, muitas teorias espirituais e religiosas surgiram ao longo dos anos. O próprio Chico Xavier, um ano depois do fato e às vésperas de sua morte, disse numa entrevista que aquela luz era o espírito de sua mãe e que ela teria conversado com ele e pedido que o médium “tivesse paciência”.

Veja os vídeos: