CRIME

"Eu sou racista": mulher é detida após atacar família em metrô de BH; veja vídeo

Os insultos começaram assim que a família embarcou no trem: "Minha mãe chorou muito. Aguentar isso em 2022 é muito complicado”, lamentou a filha da vítima

viatura da Polícia Militar Créditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en BRASIL el

Uma mulher foi presa neste domingo (5/6) após cometer injúria racial contra uma família no metrô de Belo Horizonte. 

As agressões iniciaram assim que as vítimas embarcaram na Estação Central, depois de curtirem a manhã na Feira Hippie, no Centro de Belo Horizonte,  até a Estação Santa Inês, onde guardas tiveram que retirar a mulher do trem.  Uma das vítimas chegou a bater boca com a suspeita.

Chocados com a situação, vários passageiros do metrô gravaram vídeos no momento em que a autora começou a fazer piadas de cunho racista. Alguns mais exaltados se revoltaram com as falas da mulher e ameaçaram agredi-la, mas foram contidos por outras pessoas.

Nas imagens, é possível ver e ouvir a agressora insultando a família: “eu sou racista”.  Além disso, segundo o depoimento das vítimas - pai, mãe e filha - à Polícia, ela declarou que “não gostava de pretos”, que “o sangue que corria na veia dela não era o mesmo deles”, que “os crioulos deveriam morrer” e que “pretos não deveriam estar no metrô”.

 

Veja:

 

 

No ápice da confusão,  o maquinista ameaçou parar o trem se a acusada não descesse do vagão. No entanto, guardas do metrô precisaram intervir na situação e retirar a mulher, após a família chegar à Estação Santa Inês em um intervalo de aproximadamente dez minutos.

“Ela foi muito agressiva em sua fala. Falava assim com meus pais e minha irmã: 'Olha minha pele e olha as suas'. Foi do nada. Ninguém fez nada com ela. Foi tudo muito triste e revoltante”, afirmou a estudante Isadora Rodrigues, de 22 anos, filha do casal ofendido.

Ao Estado de Minas, Isadora ressaltou que os pais e a irmã ficaram abalados e com sentimento de revolta. “A mulher começou a fazer comentários racistas do nada. Minha mãe chorou muito. Outras pessoas se sentiram ofendidas no metrô. Aguentar isso em 2022 é muito complicado”. 

A Polícia Militar informou que a  mulher deve passar  por exames detalhados para atestar um possível quadro de transtorno mental. A hipótese não é descartada pela corporação.