AMAZÔNIA

Esposa de jornalista desaparecido na Amazônia implora ajuda ao governo brasileiro

Ao The Guardian, a brasileira Alessandra Sampaio pediu urgência nas buscas: "cada segundo pode ser a diferença entre a vida e a morte”; duas testemunhas que conversaram com o jornalista e o indigenista foram ouvidas e liberadas pela PF

O jornalista britânico Dom Philips, do The Guardian, e o indigenista brasileiro Bruno Pereira, da FunaiCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en BRASIL el

Em meio à postura do Comando Militar da Amazônia (CMA) - divisão do Exército Brasileiro - de lavar as mãos em relação ao desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, a esposa do colaborador do The Guardian clama por ação das autoridades brasileiras.

“Autoridades brasileiras, nossas famílias estão desesperadas. Por favor, responda à urgência do momento com ações urgentes.
“Enquanto faço este apelo, eles estão desaparecidos há mais de 30 horas… [e] na floresta cada segundo conta, cada segundo pode ser a diferença entre a vida e a morte”, implorou Alessandra Sampaio em comunicado ao jornal The Guardian.

“Tudo o que posso fazer é rezar para que Dom e Bruno [Araújo Pereira] estejam bem, em algum lugar, e impossibilitados de continuar sua jornada por causa de algum problema mecânico, e que tudo isso acabe sendo apenas mais uma história nesta vida cheia deles”. 

Além de lavar as mãos sobre atuar nas buscas pelos dois desaparecidos, o Comando Militar da Amazônia (CMA), ainda por cima jogou a responsabilidade pela inércia da corporação no presidente Jair Bolsonaro. Os  desaparecidos são procurados pela comunidade local e as forças de segurança,  Marinha e Polícia Federal (PF).

“Em resposta a demanda sobre o caso do desaparecimento de um indigenista e um jornalista inglês na região amazônica, o Comando Militar da Amazônia (CMA) está em condições de cumprir missão humanitária de busca e salvamento, como tem feito ao longo de sua história, contudo as ações serão iniciadas mediante acionamento por parte do Escalão Superior”, diz a nota direcionada à imprensa, que deixa claro de quem é a responsabilidade pela não entrada do Exército na operação de busca por Philips e Pereira.

Na noite desta segunda-feira (6), a PF ouviu duas testemunhas que tiveram contato com o indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde domingo (5), no Vale do Javari, na Amazônia (AM). 

Os homens (uma liderança indígena e um pescador) conversaram com Bruno Araújo Pereira e com Dom Phillips no sábado (4). Após os depoimentos, a PF descartou a hipótese do envolvimento deles no sumiço da dupla.  Eles foram liberados.

A Marinha ficou de  enviar na manhã desta terça-feira (7) um helicóptero, duas embarcações e uma moto aquática para procurar por Bruno e Dom Phillips. A previsão é de que os reforços comecem a atuar ainda de manhã com uma equipe de sete militares e uma lancha para iniciar as buscas. 

 

Entenda o caso


O indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips, correspondente do The Guardian no Brasil, desapareceram  após saírem para uma missão de visitas a comunidades e trabalho de campo no último domingo (5). Pereira era alvo de ameaças. 

De acordo com informações da Coordenação da Organização Indígena UNIVAJA, Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima a localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí). O intuito da visita era para que o jornalista pudesse entrevistar os indígenas na região. 

Os dois chegaram no local de destino (Lago do Jaburu) no dia 3 de junho. No domingo (5) os dois retornaram logo cedo para a cidade de Atalaia do Norte, porém, antes pararam na comunidade São Rafael,  para que o indigenista Bruno Pereira fizesse uma reunião com o líder comunitário apelidado de “Churrasco”.

A UNIJAVA também revela que nas informações trocadas, via Dispositivo de Comunicação Satelital SPOT, eles chegaram na comunidade São Rafael por volta das 6h, onde conversaram com a esposa do “Churrasco” e depois partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que duraria aproximadamente duas horas.  Porém a dupla não chegou ao destino previsto. Nenhum vestígio dos dois foi encontrado até o momento.

A dupla viajava em um barco novo com 70 litros de gasolina “suficiente para a viagem” e usava equipamentos de comunicação via satélite, segundo pessoas próximas.