APURAÇÃO

Polícia descarta relação de denúncias de crimes ambientais com morte de professor em SC

Getúlio Larratéa, aposentado do Departamento de Nutrição da UFSC, foi encontrado desorientado com ferimentos pelo corpo; polícia investiga

Getúlio Dornelles Larratéa denunciava ocupações ilegais.Créditos: PPGN-UFSC/Divulgação/ND
Escrito en BRASIL el

O professor Getúlio Dornelles Larratéa, aposentado do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), morreu em condições estranhas no dia 2 de junho. Ele era militante ambiental e havia denunciado ocupações ilegais no Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina.

Larratéa, de 71 anos, foi encontrado por vizinhos andando desorientado e com vários ferimentos no corpo, em frente à sua casa em 30 de maio. Hospitalizado, entrou em coma e morreu três dias depois.

A família do professor acionou a Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência (BO) para investigar a origem dos ferimentos.

Pessoas próximas a ele especularam que o professor teria sido espancado em consequência de denúncias que fazia contra crimes ambientais na região.

De acordo com o delegado Ênio de Mattos, por enquanto, essa hipótese está descartada: “As investigações prosseguem e apontam para uma queda que causou o politraumatismo”, disse, em entrevista ao Correio de SC, nesta quinta-feira (9).

O investigador desconsidera, também, a possibilidade de que a morte do professor tenha relação com desentendimentos com moradores da região do Pântano do Sul, onde morava.

Veja nota do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC

“É com profundo pesar que o Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN-UFSC) recebeu a notícia do falecimento do professor aposentado do Departamento de Nutrição Getúlio Dornelles Larratéa, na última quinta-feira, dia 02/06.

Getúlio foi vítima de um ato de violência em sua própria casa na Costa de Cima. A família registrou a ocorrência. Nós, amigos e colegas do Getúlio, e demais professores do Departamento de Nutrição e do PPGN-UFSC esperamos que a justiça prevaleça.

O prof. Getúlio lutou com os demais professores pelo fortalecimento e estruturação do Departamento e do Curso de Nutrição, Departamento este que mais adiante estruturou e concebeu o PPGN-UFSC. Ele foi um grande estudioso dos alimentos e da Ciência da Nutrição e um precursor de novas metodologias para o ensino da Nutrição. Foi um defensor do consumo consciente, sustentabilidade e agroecologia.

Recebia com entusiasmo e carinho os estudantes apoiando-os em suas manifestações. Ainda, foi um dos líderes do movimento docente da década de 80 dentro da UFSC. Foi uma fonte de inspiração para muitos estudantes e professores.

Que o professor Getúlio siga em paz, e que fique a lembrança do seu espírito irreverente, crítico e sorridente. Nossa gratidão por toda sua contribuição à ciência e ao ensino da Nutrição e nossos sentimentos aos familiares e demais amigos!”.