HIGIENISMO

Hospital da prefeitura de SP que recebe pessoas da “cracolândia” não possui alvará

Segundo do Ministério Público, a unidade não possui alvará da vigilância sanitária estadual; também se descobriu que 90% dos internados não tinham relação com álcool e outras drogas

Hospital da prefeitura de SP que recebe pessoas da “cracolândia” não possui alvará.
Escrito en BRASIL el

Segundo o promotor da Saúde, Arthur Pinto Filho, o Hospital Municipal da Bela Vista, na região central de São Paulo, funciona de forma irregular, pois está sem alvará da vigilância sanitária. 

A promotoria está à frente das investigações sobre as internações compulsórias realizadas pela prefeitura da cidade de São Paulo com pessoas que vivem na região que ficou conhecida com "cracolândia". 

"Nós descobrimos, também, que o hospital Bela Vista não estava e não está preparado para receber essas pessoas, porque, primeiro, eles não têm alvará da vigilância sanitária estadual, portanto, estão abertos ilegalmente, segundo, por não terem alvará, não cumprem a lei informando ao Ministério Público das pessoas que são internadas, então, ali é um problema", disse o promotor ao G1. 

O Ministério Público, no mês passado, já tinha apontado para a ilegalidade das internações e divulgado que somente três dos internados no local de forma involuntária eram dependentes químicos. 

O inquérito civil foi aberto depois que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) declarou que todos os pacientes eram da cracolândia e possuíam dependência química. 

"Não há nenhuma relação com drogas. São pessoas que têm surtos psicóticos, são agressivas com a mãe, são esquizofrênicos, enfim, são encaminhados pelos pronto-atendimentos da cidade de São Paulo, isso acontece naturalmente, são pessoas que têm problemas mentais", afirmou o promotor da Saúde. 

A prefeitura da cidade de São Paulo promoveu as internações involuntárias entre abril e junho deste ano. Porém, informação da gestão envaidas ao MP revelam que os internados eram de variados pontos da cidade, tais como Grajaú, Lapa e Butantã. 

“O que acontece concretamente: elas saem da internação involuntária sem nada, com uma mão na frente e outra atrás, e voltam na mesma situação em que elas estavam. Voltam para o mesmo lugar em que elas estavam, sem trabalho, sem renda, sem coisa nenhuma, então a internação da prefeitura serve efetivamente para retirar por um tempo a pessoa da rua, nada mais”, afirmou Arthur Pinto Filho.

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que as internações no Hospital Municipal da Bela Vista são de pessoas da região central, mas não necessariamente por uso de substâncias psicoativas e que, quando o paciente recebe alta, é acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). 

Sobre a ausência do alvará de funcionamento do hospital, a prefeitura informou que a unidade está em processo de regularização e que ela será transformada em hospital geral.  

 

 


Com informações do G1.