VIOLÊNCIA POLICIAL

VÍDEO: PM amarra homem com corda em abordagem violenta na Cracolândia

Cena de truculência foi divulgada pelo vereador Eduardo Suplicy (PT); "Inadmissível"

PM amarra homem com corda em abordagem na Cracolândia, SP.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Vídeo divulgado nesta sexta-feira (1) pelo vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) mostra mais um caso de abordagem truculenta da Polícia Militar de São Paulo. Nas imagens, é possível ver um homem imobilizado no chão por uma corda, que é puxada por um dos policiais.

Segundo o vereador petista, a cena se deu no centro da capital paulista, na região conhecida como "Cracolândia", onde dependentes químicos e moradores em situação de rua se concentram. A área é marcada, historicamente, por ações violentas da polícia. 

"É inadmissível que a Polícia se utilize de uma abordagem tão desumana. Não há como se construir vínculos para mudar a realidade da região conhecida como Cracolândia com uma abordagem de violência, na calada da noite", escreveu Suplicy ao divulgar o vídeo. 

"Mais uma vez, denuncio que a prefeitura de São Paulo e a Polícia têm atuado para aprofundar os problemas da região com alto grau de desrespeito aos usuários e também aos moradores do bairro", prosseguiu o vereador. 

Fórum entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar para obter um posicionamento sobre o caso. Em nota, a corporação informou que "houve uma briga generalizada no bairro de Santa Cecília, área central da capital, onde uma pessoa foi agredida por faca na região do abdômen", adicionando que o agressor, detido e algemado, começou a bater intencionalmente sua cabeça contra o vidro de uma viatura e, por conta disso, "os agentes imobilizaram-no". 

A reportagem questionou se amarrar detidos com corda é um procedimento padrão, mas a PM não deu esclarecimentos sobre este detalhe. 

Assista ao vídeo e confira a nota da PM 

"A Polícia Militar esclarece que hoje (01) houve uma briga generalizada no bairro de Santa Cecília, área central da capital, onde uma pessoa foi agredida por faca na região do abdômen. O agressor foi detido e algemado. Já no interior da viatura, começou a bater intencionalmente sua cabeça contra o vidro do veículo, corrento o risco de se autolesionar com gravidade. Por conta disso, os agentes imobilizaram-no; levado ao Pronto Socorro foi medicado para conter o surto violento. Na sequência encaminhado ao 77º DP onde foi autuado pela agressão perpetrada. A vítima agredida a facadas foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, levada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaçanã e não corre risco de morte"