DESRESPEITO

Vereador bolsonarista invade área restrita de UPA, constrange paciente nua e enfermeiras

Enfermeiras de uma UPA de Patos, na Paraíba, registraram boletim de ocorrência contra Josmá Oliveira, que foi denunciado por quebra de decoro parlamentar na Câmara Municipal

O vereador Josmá Oliveira.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

O vereador bolsonarista Josmá Oliveira (Patriota), da cidade de Patos (PB), invadiu uma área restrita de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e está sendo acusado pela equipe do local de constranger uma paciente que estava nua e enfermeiras. 

O caso aconteceu no dia 9 de julho. Segundo a equipe de enfermagem da UPA, Oliveira entrou, sem autorização, em uma área restrita da unidade de saúde onde uma paciente idosa nua passava por higienização após uma cirurgia. Ele ainda teria entrado na área de descanso dos enfermeiros e flagrado uma profissional de saúde se trocando

Enfermeiras, então, registraram na Delegacia de Polícia Civil de Patos um boletim de ocorrência contra o vereador. Além disso, o Procurador-Geral do Município, Dr. Alexsandro Lacerda de Caldas, entrou com uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o bolsonarista na Câmara Municipal e no Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). 

“Todos foram surpreendidos pela invasão feita pelo vereador. A diretora da unidade, de pronto, realizou os procedimentos de praxe, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Patos e relatou todo o fato ocorrido. A ação da Procuradoria neste momento é justamente ir em busca de evitar que o vereador se utilize dessa situação para tentar, como vem acontecendo em outros momentos, intimidar servidores, principalmente desses das unidades de saúde, constrangendo pacientes", disse Caldas.

"É também notório e público para todos, que as abordagens empreendidas pelo vereador ostentam nítidas feições de intimidação, truculência e agressividade, assim, a Procuradoria está representando o mesmo junto a Câmara de Vereadores, pela quebra de decoro do parlamentar, ao Ministério Público, para que apure a conduta e os crimes praticados pelo mesmo, e o próprio COREN, para que verifique e faça a defesa dos enfermeiros e técnicos de enfermagem agredidos e constrangidos com essa situação”, prosseguiu o procurador. 

"Bati na porta" 

À imprensa local, Josmá Oliveira enviou uma declaração em que tenta se defender das acusações, afirmando que foi ao local para "fiscalizar a quantidade de médicos" que estavam em atendimento e dizendo que não invadiu as áreas restritas da unidade de saúde, já que "bateu na porta". 

“Não tem transtorno, não tem nada, tudo dentro da normalidade a visita, como sempre. Não localizei os dois médicos nos consultórios, até aí então, adentrei nos outros repartimentos da UPA, a gente sabe quais são as repartições, as salas que a gente pode entrar, não tem nada a ver com vestuário de enfermeiro, nada disso. A gente bate em todas as portas, sempre com educação, garantindo o direito do cidadão, inclusive eu tenho até testemunhas. Não teve transtorno, não teve nada de invasões, eu bato nas portas, bati na porta da área vermelha. Meu único objetivo era ver se o médico estava lá, uma vez que não estava no seu consultório", declarou. 

Repúdio

Em vídeo divulgado na página oficial do Instagram da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Patos, na última quinta-feira (14), a secretária Brigida Emmanuelli manifestou repúdio à atitude do vereador e prestou solidariedade à paciente e enfermeiras constrangidas. 

Assista