VIOLÊNCIA POLICIAL

Governo Castro acumula as três chacinas mais letais da história do RJ

A mais recente ocorreu nesta quinta, no Complexo do Alemão que, até este momento, tem 18 mortos

Governo Castro acumula as três chacinas mais letais da história do RJ.Créditos: Carlos Magno
Escrito en BRASIL el

Com pouco mais de um ano no poder, o governo de Cláudio Castro (PL) realizou três das cinco chacinas mais letais da história da Rio de Janeiro. A mais recente ocorreu nesta quinta-feira (18) que, até este momento, tem 18 mortos, segundo a Polícia Militar. 

De acordo com levantamento do Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos (Geni), da Universidade Federal Fluminense (UFF), as cinco maiores chacinas são: 

 

1 - Jacarezinho: maio de 2021, 28 mortos. (Castro)

2 - Complexo da Penha (Vila Cruzeiro): maio de 2022, 24 mortos. (Castro)

3 - Vila Operária (Duque de Caxias): janeiro de 1998, 23 mortos. 

4 - Complexo do Almão: junho de 2007, 19 mortos. 

5 - Complexo do Alemão: julho de 2022, 18 mortos. (Castro). 

 

O governador Cláudio Castro, quando confrontado com o alto número de mortos em ações de sua gestão, as defende e afirma que se “trata de bandidos". Porém, acumulam denúncias de moradores das regiões do assassinato de inocentes ou de suspeitos que não apresentaram resistência. 

Sobre a operação realizada no Complexo do Alemão nesta quinta-feira (21), o governador Cláudio Castro foi às redes sociais lamentar a morte de um policial, mas nada falou sobre as 18 pessoas mortas. 

Quando da chacina da Vila Cruzeiro, o coordenador do Geni, Daniel Hirata, conversou com a Revista Fórum e declarou que a gestão de Cláudio Castro não tem compromisso com a redução da letalidade policial. 

"O governo Cláudio Castro não tem nenhum comprometimento com o principal problema na área de segurança pública aqui no RJ que é a letalidade policial [...] Me parece claro que esse é um governo que não tem comprometimento com essa questão que, do meu ponto de vista, é a questão pública mais importante na área de segurança pública, e a ocorrência de chacinas é mais uma sinalização que nós podemos juntar a esses pontos que eu fiz menção", disse Hirata.

 

Operação policial no Complexo do Alemão deixa ao menos 18 mortos


Após mais de 12 horas de operação, o resultado de mais uma ação desastrosa das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro: ao menos 18 mortos no Complexo do Alemão, comunidade na Zona Oeste da capital fluminense. 

A ação policial teve início nas primeiras horas da manhã. Moradores foram acordados com sons de tiros e, a princípio, foi confirmada a morte de uma mulher e de um policial. Já no final da tarde, em coletiva de imprensa, representantes das polícias confirmaram 18 mortos - 16 deles, segundo as corporações, seriam suspeitos. 

A Defensoria Pública, por sua vez, contabilizou na parte da tarde 20 mortos, mas depois atualizou este número para 17. A contagem foi feita com base nos corpos que foram retirados pelos próprios moradores da comunidade e encaminhados a unidades de saúde. Dezenas de pessoas ficaram feridas em meio à intensa troca de tiros.