NAZISMO

Duda Salabert recebe ameaça de morte feita por neonazista: "Vai perder sua vida"

Segundo a vereadora de Belo Horizonte, ameaça partiu de integrante do mesmo fórum online frequentado pelos autores do massacre em uma escola de Suzano (SP), em 2019

Duda Salabert é ameaçada de morte por neonazista.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

A vereadora Duda Salabert (PDT), de Belo Horizonte (MG), denunciou através das redes sociais, nesta segunda-feira (1), que recebeu por e-mail uma ameaça de morte feita por um integrante de grupo neonazista. O autor, identificado como William Mazza dos Santos, seria membro de um fórum online de neonazistas frequentado pelos autores do massacre em uma escola de Suzano (SP), em 2019.

"Perder o emprego foi só o começo, na próxima vez você vai perder sua vida", diz o início da mensagem. A ameaça faz referência à demissão de Duda Salabert, em 2021, de uma escola em que dava aulas. 

“Por causa desses nazistas perdi meu emprego ano passado, pois eles enviaram na época e-mails para a escola onde eu trabalhava dizendo que transformariam a escola em um mar de sangue caso eu continuasse dando aula lá. Agora esse grupo nazista me envia este e-mail me ameaçando e ameaçando minha família”, escreveu a pedetista, primeira vereadora trans de Belo Horizonte e a mais votada em 2018. 

Na mensagem, o neonazista faz inúmeras ameaças a Duda e sua família e dispara: "Quer ser mártir dos travecos, então beleza, aberração. Posso deixar você mais feio do que já é hoje, apenas preciso de um bastão e um maçarico. A fúria de deus vai cair sobre você. Aguarde". 

A ameaça ainda termina com uma frase pregando morte de homossexuais, agressão a negros, roubou a judeus e estupro de mulheres, e a inscrição "14/88". Trata-se de códigos neonazistas combinados: o "14" faz referência a um logan supremacista de dos EUA ("nós devemos garantir a existência do nosso povo e um futuro para crianças brancas”, 14 palavras) e o "88 "faz referência ao “Heil Hitler”, já que "H" é a 8ª letra do alfabeto.

Duda Salabert informou que fará uma denúncia formal sobre a ameaça à Polícia Civil de Belo Horizonte. 

Confira