INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Häagen-Dazs retira sorvetes do mercado por conterem substância tóxica

Produto, cujo pote pode custar até R$ 75, continha em sua fórmula 2-Cloroetanol, que pode causar câncer e é proibido na indústria alimentícia. Veja quais são os lotes e sabores contaminados

Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Uma das marcas de sorvete mais famosas e caras do mundo, a Häagen-Dazs, que é de propriedade do conglomerado General Mills Brasil Alimentos Ltda, recolheu por conta própria uma série de seus produtos do mercado brasileiro depois de identificar uma substância tóxica, que pode causar câncer, na fórmula de alguns sabores do alimento gelado. O procedimento foi comunicado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que anunciou ao público a retirada dos sorvetes das prateleiras brasileiras.

O elemento encontrado em alguns potes da Häagen-Dazs foi o 2-Cloroetanol, uma substância comumente relacionada à utilização de óxido de etileno (ETO), que é considerada mutagênica, ou seja, que pode provocar mutações nas células do corpo humano, o que pode resultar no surgimento de câncer. Alguns dos sorvetes da marca, considerada de luxo, podem custar até R$ 75 no Brasil.

Veja quais foram os sabores e versões do produto que foram recolhidos dos mercados:

Sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate, de chocolate com pedaços de chocolate belga, o pote de 415g.

Sorvete – Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle, de baunilha com pedaços de macadâmia crocante, copinho de 87g e o pote de 415g.

Picolés – Vanilla Caramel Almond, de baunilha e coberto por calda de caramelo salgado com chocolate ao leite e amêndoas, assim como o Cookies & Cream, de baunilha com pedaços de biscoito, ambos de 70g.