RACISMO

VÍDEO: Crianças negras são vestidas de escravos em desfile cívico de Piraí do Sul (PR)

Nas imagens do evento público, que contou com a presença de vários políticos fazendo campanha, estudantes que representaram descobridores e a família real são brancos

Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um vídeo revoltante ganhou repercussão nas redes sociais neste domingo (18). Crianças negras que participaram de um desfile cívico no município de Piraí do Sul (PR) foram vestidas de escravos para a encenação de passagens históricas do país. No caso dos colonizadores e do grupo que representou a família real portuguesa, as crianças que aparecem nas cenas são brancas. O ato foi em menção ao 7 de Setembro, data do Bicentenário da Independência do Brasil, que foi adiado na cidade do interior paranaense, remarcado para esta manhã.

Os registros que circulam na internet mostram num primeiro momento um barco sendo rebocado por um carro. Dentro da embarcação estão crianças brancas vestidas como “descobridores”, já que uma delas utiliza inclusive um simulacro de luneta, instrumento muito usado pelos navegadores ibéricos nos séculos XV e XVI. Atrás desse grupo, meninos negros em vestimentas que fazem alusão aos cativos, vergonhosamente explorados por mais de 300 anos no país, caminham acorrentados.

Depois, num outro trecho do desfile, um grupo pequeno de crianças anda pela rua, uma delas com um cartaz identificando a família real portuguesa, que chegou ao Brasil ainda na colônia, em 1808. Esses integrantes também são brancos.

“Alguém me diz se tem outro nome além de RACISMO para colocar CRIANÇAS PRETAS para desfilarem vestidas de ESCRAVOS? OS RESPONSÁVEIS PRECISAM SER PUNIDOS!”, comentou uma internauta revoltada.

As imagens foram disponibilizadas no perfil oficial da Prefeitura de Piraí do Sul no Instagram.

Veja o vídeo: