DESRESPEITO

Professor se irrita com Racionais MCs na Unicamp e é acusado de racismo

Revoltado com escuta do grupo de rap em sala de aula, o professor teria desrespeitado colega negra; denúncia é do Núcleo de Consciência Negra da universidade

Entrada da Unicamp. Créditos: Priscila Micaroni Lalli / Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

O Núcleo de Consciência Negra da Unicamp (NCN) divulgou uma denúncia em suas redes sociais sobre um suposto ato de racismo de um professor da instituição cometido na última quarta-feira (31) dentro da universidade. Na ocasião, o professor Carlos Henrique Daros, da Faculdade de Engenharia, teria se irritado com uma aula que fazia uma escuta de música dos Racionais MCs e tentado coagir a docente da disciplina de forma agressiva a encerrar a escuta.

De acordo com relato do NCN, o professor invadiu a sala de aula CB 18, onde era ministrada a disciplina Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais Mc’s no Pensamento Social Brasileiro pela professora Jaqueline Lima Santos. Ele teria desrespeitado tanto a professora, que é negra, quanto os demais alunos presentes.

Em sua ação racista, o professor da FEM gritou com a professora Jaqueline e a silenciou, enquanto ela tentava explicar que as musicas reproduzidas tratavam-se de parte da bibliografia da disciplina. Como justificativa da sua ação racista, o professor alegou que a musica dos Racionais Mc’s estava atrapalhando sua aula, fato, que, segundo os alunos no CB, próximos a sua sala, mostrava-se uma inverdade. Ainda, o professor Carlos Henrique deixou implícito que a música se tratava de barulho, deslegitimando a importância do Racionais Mc’s, inclusive, como um material de estudo, assim como as aulas ministradas por ele”, declarou o núcleo em nota.

Ainda na nota, o NCN declara que alguns dos seus integrantes estavam presentes no momento da agressão e presenciaram tanto a ação desrespeitosa do professor como a rápida mobilização dos alunos para repreendê-lo. O grupo ainda pediu que o professor Daros peça desculpas à professora Jaqueline Santos e a reconheça publicamente como uma colega de profissão.

Não encontramos as versões do professor Carlos Henrique Daros e nem a posição oficial da Unicamp sobre o caso. Atualizaremos a nota quando houver novas informações.

Leia a nota a seguir