BOLSONARISMO

Agressor do advogado de Lula é indiciado; veja acusações

Luiz Carlos Basseto Júnior produziu um vídeo de si mesmo enquanto fazia ofensas e ameaças a Cristiano Zanin

Cristiano Zanin escova os dentes enquanto Luiz Carlos Basseto Júnior o agride.Agressor de advogado de Lula é indiciado; veja acusaçõesCréditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Luiz Carlos Basseto Júnior, o homem que produziu um vídeo de si mesmo enquanto proferia ofensas e ameaças ao advogado Cristiano Zanin, que representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal nesta quarta-feira (25). Os policiais apontam três crimes cometidos durante os ataques que devem ser apurados nas próximas semanas.

Os ataques ocorreram no último dia 11 de janeiro, no Aeroporto de Brasília. Zanin escovava os dentes quando foi abordado por Luiz Carlos Basseto Júnior, já com a câmera do celular gravando a cena. Entre ofensas nas quais o advogado é chamado de “vagabundo”, em dado momento o detrator sugere uma agressão física ao profissional. Zanin, com muita paciência e sangue frio, apenas ignorou os ataques.

Ao sair do banheiro, um policial já aguardava o advogado, que reportou o ocorrido. Três dias depois, Zanin confirmou a identidade do agressor. Basseto Júnior tem  29 anos e é residente de São Paulo. Quando procurado, ele afirmou ao Brasil247 que não é o autor das agressões e não estava em Brasília no dia 11. No entanto, a Polícia Civil do DF atestou durante a investigação que o homem gravado era de fato Basseto Júnior. Além disso, o agressor estava em conexão para Miami, na Flórida (EUA). Não há informações sobre seu possível retorno ao Brasil.

Com a denúncia feita e apoiada pelo vídeo produzido pelo próprio Basseto Júnior, o delegado responsável pelo caso viu elementos que qualificam os crimes de ameaça, injúria e incitação ao crime, que neste caso seria de agressão física. A Polícia Civil aprestou nesta quarta-feira um Termo Circunstanciado ao 2º Juizado Especial Criminal de Brasília. Agora resta notificar o agressor.