DICAS

Enem: veja como se sair bem no segundo dia de provas

Serão 90 questões objetivas nas áreas de matemática, física, química e biologia; confira alguns dicas importantes

Exame começará às 13h30 e terminará às 18h30.Créditos: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

No domingo passado (5), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, que abordou como tema os desafios sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Amanhã (12) será o segundo dia do exame, que contará com 90 questões objetivas das áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

Ao todo serão 45 questões de Química, Física e Biologia e 45 questões de Matemática e Trigonometria de múltipla escolha, em um tempo de resolução de cinco horas para os estudantes. Os portões abrirão ao meio-dia, horário de Brasília, e serão fechados às 13h. Após esse horário, não será permitida a entrada de candidatos. O exame começará às 13h30, como de costume, e terminará às 18h30, fechando a maratona de provas.

Apesar de parecer que o exame “é apenas cálculo”, é preciso observar que o primeiro passo para fazer um exercício de exatas é a interpretação de texto. Além disso, é possível melhorar o rendimento na hora da prova, evitando atrasos e dificuldades. Por isso, a Revista Fórum separou algumas dicas importantes para os candidatos se saírem bem:

Não gastar muito tempo na mesma questão

Professores estimam que cada questão do Enem tem um tempo médio de resolução de 3 minutos. Portanto, é considerável exceder esse tempo ao respondê-las.

Pular questões com dificuldade

Provavelmente um tempo muito maior será gasto nessas questões, assim é possível resolver aquelas que tiver maior facilidade e otimizar o tempo de prova.

Ficar atento ao Cartão-Resposta

Reservar os últimos 30 minutos da prova para completar o preenchimento do Cartão-Resposta é indicado. Mesmo diante do cansaço do final do exame, vale realizar essa etapa com atenção e concentração para prevenir grandes erros.

Dominar conversões de medida

O Enem e diversos vestibulares costumam abordar a conversão de medidas, frequentemente incluindo prefixos como "micro", "mili", "quilo" e "giga" nos enunciados. Assim, a probabilidade de cair questões que envolvam esses prefixos é alta.

Eles são vinculados ao Sistema Internacional de Unidades (SI) e expressam potências de 10. Para converter para uma medida maior, basta multiplicar por 10; para uma medida menor, só dividir por 10. Alguns exemplos com o expoente da potência é representado por (^): centi é 10^-2; mili é 10^-3; kilo é 10^3; mega é 10^6; giga é 10^9.

No Sistema Internacional (SI), há sete unidades básicas: comprimento (metro), massa (quilograma), tempo (segundo), corrente elétrica (ampere), temperatura (kelvin), quantidade de substância (mol) e intensidade luminosa (candela).

Fazer uma revisão

Na reta final, é indicado por professores o descanso e a revisão, dado o longo período de dedicação à prova no dia seguinte. Por isso, garanta uma boa noite de sono e tente relaxar, evitando ficar no celular antes de ir para a cama, além de fazer uma breve revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano para aplicar o que foi aprendido.