POR POUCO

ÁUDIO: Voo da Latam é salvo de tragédia nos últimos momentos por controlador em SP

Airbus A320 passou 300 metros acima da pista do Aeroporto de Catanduva, que não comporta este tipo de aeronave

Airbus A320 da Latam (Imagem ilustrativa).Créditos: Foto: Carlos Daniel Dobelli/Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

O voo da Latam que partiu nesta terça-feira (14) do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, rumo ao Aeroporto de São José do Rio Preto. no interior do estado, quase terminou em um acidente com potencial para ser uma tragédia

O avião, um Airbus modelo A320, transportava 110 passageiros e já estava todo configurado para pousar, próximo às 9h30 da manhã. Quando estava a cerca de 300 metros do solo, o piloto foi alertado pela torre de controle que sua aeronave estava se aproximando do aeroporto errado, o de Catanduva, cuja pista é menor que a de São José do Rio Preto e não comporta aviões deste tipo. 

"A gente está com uma divergência no GPS e vai prosseguir visual para pouso na 25", disse o piloto ao controlador de tráfego aéreo, que respondeu o alertando sobre o erro. 

A pista de Catanduva tem 985 metros, tamanho que não  permite a um Airbus A320 pousar com segurança, ainda mais transportando passageiros e carga. Caso pousasse no local, provavelmente o avião não conseguiria parar a tempo e invadiria ruas que ficam nas extremidades da pista. 

O comandante, entretanto, acatou as instruções da torre de controle a tempo, arremeteu a aeronave e pousou normalmente no Aeroporto de São José do Rio Preto. 

Ouça o áudio da comunicação entre piloto e controlador de tráfego aéreo: 

Nas redes sociais, moradores de Catanduva se mostraram surpresos ao verem um avião daquele porte se aproximando do aeroporto da cidade. 

Latam se manifesta

A Latam divulgou uma nota oficial após o ocorrido. Confira abaixo: 

"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A LATAM reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura."