REPERCUSSÃO

Celebridades lamentam morte de PC Siqueira: “Final trágico”

Artistas, influenciadores e políticos se manifestaram nas suas redes sociais

PC Siqueira começou cmo youtuber em 2010, no canal 'Maspoxavida' e participou de reality show, filmes e programas na TV.Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

O influenciador PC Siqueira, de 37 anos, foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo nesta quarta-feira (27), gerando uma ampla repercussão nas redes sociais. Diversas personalidades comentaram sobre a morte do youtuber e destacaram a situação como “trágica”. Entre os que se manifestaram, estão influenciadores, youtubers, políticos, artistas e outras personalidades. Veja a seguir o que cada um disse:

Whindersson Nunes, humorista e influenciador: "A gente nunca pensa que um dia alguém pode comemorar a nossa morte. Que Deus perdoe quem comemorar a minha, eles não sabem o que fazem".

Guga Noblat, jornalista: "Sem palavras depois de ler isso. O PC Siqueira foi encontrado morto dentro de apartamento em SP. Polícia encontrou o youtuber, já sem vida, dentro do seu apartamento no centro da capital paulista. Que notícia triste. Para quem o tribunal da internet vai apontar agora?".

Felipe Neto, youtuber: "Meus pêsames à familia e amigos de PC Siqueira. Ele foi o grande precursor do Youtube no Brasil, em 2010. Suas escolhas de vida o levaram a conduzir um destino terrível, marcado agora por um final trágico. Força às pessoas atingidas por essa perda". 

Fefito, jornalista de celebridades, comentou pelo Instagram: "PC, eu sinto tanto", assim como o influenciador digital Toguro: "Que coisa, Deus".

André Janones, deputado federal: "PC Siqueira foi encontrado morto em seu apartamento, uma morte que reflete como a nossa geração tem utilizado as redes sociais como uma ferramenta destruição da sua saúde mental, não é apenas sobre ele e as acusações crimes (e eu não estou fazendo juízo de valor, não o conhecia e não acompanhei o caso), mas sobre a exposição, a falta de privacidade e o poder de destruição do tribunal da internet. Vale ressaltar que é fácil de encontrar na internet notícias que polícia civil concluiu o inquérito pela inocência de PC Siqueira, mas no tribunal da internet a pena de morte parece estar normatizada".

Busque ajuda

A Fórum tem a política de ser transparente com seus leitores, publicando casos de suicídio e fazendo alerta sobre a necessidade de se buscar ajuda em casos que possam levar a pessoa a tirar a própria vida.

De 2010 a 2019 no Brasil, foram registradas 112.230 mortes por suicídio. Durante esse período, houve um aumento de 43% no número de vítimas por ano, passando de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, conforme apontam os dados disponíveis no Ministério da Saúde.

Os principais sintomas que indicam um quadro depressivo, segundo o Ministério da Saúde, incluem:

  • Redução do interesse sexual;
  • Insônia ou sonolência: a insônia geralmente é intermediária ou terminal; 
  • Humor depressivo: sentimentos de tristeza, desvalorização pessoal e culpa; 
  • Retardo motor: falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentidão do pensamento, dificuldade de concentração, queixas de falta de memória, vontade e iniciativa; 
  • Dores e sintomas físicos difusos: mal-estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese;
  • Apetite: geralmente reduzido, mas em algumas formas de depressão pode haver aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces; 

Principais canais de apoio

  • Em casos de ajuda ou informações, há meios acessíveis que fornecem apoio emocional e preventivo ao suicídio. Confira abaixo:
  • Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita).
  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde); 
  • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; 
  • Hospitais.