EM DEFESA DOS INDÍGENAS

VÍDEOS: A fuga e prisão de garimpeiros diante das ações de Lula na Terra Yanomami

Presidente bloqueou o espaço aéreo e colocou as Forças Armadas para expulsar os criminosos apontados como responsáveis pela crise humanitária vivida pelos Yanomami em Roraima

Vídeos mostram garimpeiros fugindo e sendo rendidos na Terra Indígena Yanomami em Roraima.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Diante da "operação de guerra" encampada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garimpeiros que atuam de forma ilegal na Terra Indígena Yanomami em Roraima começaram a fugir da região. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a fuga desses trabalhadores do garimpo criminoso através de barcos lotados ou mesmo à pé em trilhas na floresta. Um outro vídeo mostra garimpeiros sendo rendidos por militares

Na última segunda-feira (30), Lula assinou um decreto em que determina medidas duras contra os garimpeiros com o objetivo expulsá-los da região. A atuação do garimpo ilegal na Terra Yanomami, que se estabeleceu na área sob a anuência do governo de Jair Bolsonaro, levou os indígenas a uma crise humanitária sem precedentes.

Essa política genocida de Bolsonaro junto aos garimpeiros gerou entre os Yanomami um quadro crítico de desnutrição, com dezenas de casos de malária e outras doenças - sendo que centenas de crianças morreram nos últimos anos em decorrência da crise sanitária.

Diante de denúncias sobre a situação, Lula viajou com uma comitiva para a Terra Indígena em 21 de janeiro, declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e começou a adotar uma série de medidas de socorro aos povos originários, montando hospital de campanha, levando alimentos, vestuários e fornecendo atendimento médico com o auxílio da Polícia Federal, Forças Armadas e equipes dos ministérios dos Povos Indígenas, Saúde, Defesa e Direitos Humanos. 

Paralelamente às políticas de assistência aos indígenas, o governo Lula adotou medidas de segurança e bloqueou o espaço aéreo da região, criando a chamada Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), onde aviões cujos pilotos se recusarem a pousar para serem identificados poderão ser abatidos. Além disso, militares do Exército, junto a policiais federais, têm atuado em terra para expulsar os garimpeiros. 

Essas ações forçaram a interrupção do abastecimento de comida, combustível e outros insumos aos garimpos, que chegavam através de aeronaves clandestinas. Diante da investida do governo, esses garimpeiros começaram a deixar às pressas a região. Calcula-se que mais de 20 mil garimpeiros ilegais ainda estejam na Terra Indígena. 

“Temos essa informação de que muitos garimpeiros estão saindo. É bom que saiam, assim a gente diminui a operação que vai ser feita. Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo”, disse neste sábado (4), em entrevista, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que está em Roraima para acompanhar de perto os trabalhos de expulsão dos garimpeiros e de assistência aos Yanomami. 

Veja vídeos da fuga e rendição de garimpeiros