RACISMO

VÍDEO: aluno dá palha de aço para professora negra pelo Dia das Mulheres

Professora chega a agradecer o presente, mas após abrir fica constrangida e é aconselhada por aluna a devolver

Professora vítima de racismo.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

Um aluno de 17 anos da rede pública do Distrito Federal deu para a professora de português, uma mulher negra, uma esponja de aço. Ele entregou o pacote e disse ser em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

O caso ocorreu no Centro de Ensino Médio 9, em Ceilândia e foi gravado pelos colegas do estudante.

Nas imagens, é possível ver quando o aluno, de 17 anos, entregou o pacote. A professora ainda exclama: "Gente, recebi um presente!".

Ao abrir o pacote, ela fica constrangida. Uma aluna diz para ela não aceitar o presente, mas a professora diz "tudo o que vai volta" e agradece ao aluno que entregou a esponja de aço enquanto alguns estudantes dão gargalhadas. “Algumas pessoas viram ela chorando depois”, conta um estudante do CEM.

Veja abaixo:

Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação disse que vai se reunir com o estudante e com a professora para mais esclarecimentos. A pasta informou que "repudia qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos".

Direção da escola

A diretora do Centro de Ensino Médio 9 disse à TV Globo ter pedido que o aluno faça um texto para ser lido em sala de aula, se desculpando com a professora e com os colegas. Além disso, os pais do estudante foram avisados.

A escola diz que não fez o boletim de ocorrência porque ainda não ouviu a professora. A investigação será conduzida pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Taguatinga.

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) soltou nota em que repudia a atitude do estudante e pediu rigor na punição.

"É lamentável episódio como esse contra professora em exercício da profissão dentro da sala de aula. Precisa ser apurado com o rigor da lei. É apenas mais um exemplo de como os professores são tratados em sala de aula, os professores precisam ser valorizados, os professores merecem respeito", disse Samuel Fernandes, diretor do Sinpro-DF.

Com informações do UOL e do Metrópoles