ROBINHO

Relator do caso Robinho é o mesmo que afirmou: "ninguém aguenta mais essa velha"

Francisco Falcão, do STJ, soltou a frase em julgamento virtual em 2021, sem perceber que microfone estava ligado e foi criticado pela Ajufe

Ministro Francisco Falcão.Créditos: Sergio Amaral/STJ
Escrito en BRASIL el

O novo relator do processo que pode levar o jogador Robinho à cadeia pelo estupro de uma mulher na Itália é o ministro Francisco Falcão, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O sorteio do seu nome ocorreu nesta terça-feira (21).

Falcão, que tem 24 anos de Tribunal, é o mesmo que, em 2021, foi criticado pela Comissão de Mulheres da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) por dizer "Ninguém aguenta mais essa velha" durante um julgamento virtual

A senhora agredida em questão era a juíza Assusete Magalhães, que naquele momento lia seu voto. Falcão fez o comentário no mesmo momento, enquanto telefonava a um colega, sem notar que seu microfone estava ligado.

"A manifestação apoia-se em estereótipos de cunho sexista, que historicamente sedimentam violações de direitos das mulheres", escreveu a Ajufe na época. Procurado pela imprensa na ocasião, o ministro Falcão afirmou que seu comentário não se referia à colega.

Pena no Brasil

O ministro Francisco Falcão analisará o pedido do governo da Itália para que o jogador cumpra a pena no Brasil, as considerações do Ministério Público e da defesa de Robinho. Quando considerar que já tem os elementos para decidir, avisará a presidente do STJ, que deverá colocar o assunto na pauta da Corte Especial, um colegiado formado por 15 ministros.

Com informações do UOL