ANVISA

Molho de tomate muito popular tem fabricação proibida por “falhas graves na higiene”

Todos os produtos da empresa foram interditados após inspeção sanitária na fábrica sediada em Monte Alto, São Paulo

Molho de tomate.Créditos: PxHere
Escrito en BRASIL el

Foram constatadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo.

A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

A medida preventiva foi tomada pela Anvisa após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista. As falhas detectadas, de acordo com a Agência, podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.

Estoque

A suspensão da comercialização e distribuição á aplicada aos produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

Foram recolhidos também pela Anvisa potes da maionese por uso de matéria-prima vencida. “Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

O que diz a fábrica

A Fugini afirmou em nota que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados.

"Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto - SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo", afirmou a empresa.

Com informações da Band Jornalismo

Temas