TERROR NAS ESCOLAS

Ministério da Justiça realiza operação contra ataques às escolas na véspera do 20 de abril

Operação acontece em meio à suspensão de aulas e apreensão pela data, quando extremistas lembram massacre de Columbine, ocorrido em 1999 nos EUA, e aniversário de Adolph Hitler.

Flávio Dino em reunião com pais de vítimas do massacre de Blumenau.Créditos: Tom Costa / MJSP
Escrito en BRASIL el

Na véspera do dia 20 de abril, dia em que extremistas celebram o massacre de Columbine, ocorrido em 1999, e o aniversário do líder nazista Adolph Hitler, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou o desencadeamento de uma operação em cinco estados para prevenir ataques às escolas.

"Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas", tuitou Dino na manhã desta quarta-feira (19).

Em razão do crescente número de ataques e de ameaças em razão da data, escolas estão cancelando aulas e muitos pais não pretendem enviar os filhos para as aulas nesta quinta-feira (20).

Nesta terça-feira (18), Dino recebeu uma comitiva de Blumenau que incluia pais de crianças assassinadas no ataque que deixou 4 mortos e 5 feridos em uma creche da cidade no dia 5 de abril. A comitiva levou propostas pedindo penas mais rigorosas aos autores dos massacres.

Em reunião com o presidente Lula, representantes do judiciário e dos governos estaduais e municipais, Dino apresentou dados da operação Escola Segura, que já resultou na prisão ou apreensão de 255 adultos e adolescentes nos últimos 10 dias.

“Quando nós olhamos uma situação em que 225 prisões e apreensões isso permite de modo de muito eloquente e cabal, dimensionarmos que não são casos isolados. Na verdade, é uma rede criminosa, estruturada. Sabe Deus com quais parâmetros ou com quais expirações para poder recrutar a nossa juventude para o mal”, disse Dino.

Segundo relatório apresentado pelo MJSP, um dia depois do ataque de Blumenau, tinha-se uma média de 400 denúncias por dia, chegando depois a uma média 1700 denúncias por dia, e agora, nos últimos 2 dias houve uma queda de 170 denúncias por dia, envolvendo também denúncias no site e na identificação de perfis na internet.