ATOS GOLPISTAS

Major da PM preso é flagrado em áudio para militares no 8 de janeiro: "é só deixar invadir"

Flávio Silvestre Alencar era responsável pela ordem e segurança na Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios no dia da invasão à sede dos três poderes em Brasília

Polícia Federal investiga grau de colaboração de agentes de segurança com golpistas no 8/1.Créditos: Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A Policia Federal e o STF seguem no encalço dos golpistas que atentaram contra a democracia brasileira em 8 de janeiro. Na ocasião, integrantes das forças públicas de segurança colaboraram com o assalto de bolsonaristas radiciais às sedes dos três poderes. Pouco a pouco, eles vão sendo identificados. Mensagens enviadas por telefone revelam que o major da Polícia Militar do Distrito Federal, Flávio Silvestre Alencar, preso, nesta terça-feira (23), na 12ª fase da operação "Lesa Pátria", deu sinal verde para os golpistas invadirem o Congresso. 

Em um grupo de conversas chamado "oficiais PMDF", ele disse: "Na primeira manifestação, é só deixar invadir o Congresso". 

A mensagem foi enviada em 20 de dezembro, quando os ataques golpistas às sedes dos Três poderes, estavam sendo preparados nos gabinetes em Brasília e em frente aos quarteis do Exército. 

De acordo com o G1, as mensagens foram encontradas no celular de outro policial, do tenente Rafael Pereira Martins, que havia sido preso em fevereiro, na 5ª etapa da investigação. À época, Flávio também tinha sido detido pelos investigadores.

Na cena do golpe

O major Flávio Silvestre Alencar é peça chave para entender a invasão e quebra-quebra no dia 8 de janeiro.  No dia do ataque, o militar comandava o 6° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, responsável pela ordem e segurança na  Praça dos Três Poderes e Esplanada dos Ministérios. Ele cobria férias do titular. 

Em 8 de janeiro, dia da arruaça golpista em Brasília, Flávio foi flagrado, por uma câmera de segurança, em um carro da corporação que escolta outros veículos para longe da grade de contenção que impedia os bolsonaristas de avançar até o prédio do STF.

De acordo com a Polícia Federal, o major aparece em imagens feitas pela Polícia Judicial do STF. O vídeo mostra quando ele desceu do carro, se dirigiu à Tropa de Choque e sinalizou para que os policiais deixassem o local.

Imediatamente, os militares entraram nos carros e começaram a deixar o local. Cerca de dez minutos depois, os golpistas avançaram em direção ao Supremo, sem resistência.

Investigação

Nesta terça-feira, além de prender Flávio, os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão e apreenderam duas armas com ele: uma funcional e outra que ele adquiriu em 18 de maio. Os mandados foram expedidos pelo STF.

Além disso, um policial aposentado foi alvo de buscas. Os investigadores apreenderam duas armas ilegais com ele.

A Operação Lesa Pátria tem o objetivo de identificar pessoas  que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram invasão e quebra-quebra das sedes dos três poderes em Brasília, numa tentativa frustrada de golpe de Estado. 

A polícia apura os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.