OLHA PARA O CÉU

Agende-se para espetáculos celestes raros que acontecem em agosto

Mês está cheio de eventos no cosmos com uma lua azul e duas superluas

Créditos: Divulgação/Observatório Heller & Jung
Escrito en BRASIL el

Agosto trará um espetáculo celeste raro com a presença de uma lua azul após duas superluas no mesmo mês. O primeiro evento ocorrerá na noite de terça-feira (1º/8), quando a lua estará mais brilhante e maior devido à sua proximidade com a Terra, a apenas 357.530 quilômetros de distância, caracterizando a superlua.

Em 30 de agosto, será a vez da segunda superlua do mês, e dessa vez, ela estará ainda mais próxima, a apenas 357.344 quilômetros de distância, sendo denominada lua azul.

As noites quentes de verão no hemisfério norte proporcionam um momento ideal para observar o nascer da lua cheia no céu oriental minutos após o pôr do sol, ocorrendo duas vezes em agosto, segundo o astrofísico aposentado da Nasa, Fred Espenak, conhecido como Sr. Eclipse, devido à sua vasta experiência em perseguir eclipses.

A ocorrência de duas superluas completas no mesmo mês não acontecia desde 2018 e só voltará a ocorrer em 2037, de acordo com o astrônomo italiano Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project. Neste ano de 2023, tivemos a primeira superlua em julho e a quarta e última acontecerá em setembro, tornando as duas superluas de agosto ainda mais especiais.

Para aproveitar melhor a experiência de observar esse evento astronômico, caso o céu esteja claro, é recomendado o uso de binóculos ou telescópios de quintal, conforme sugere Espenak.

Curiosamente, de acordo com o Old Farmer's Almanac, a lua cheia de agosto é tradicionalmente conhecida como a "lua do esturjão", devido à abundância desse peixe nos Grandes Lagos em agosto, há centenas de anos.

Temas