Em mais uma capítulo da "guerra espiritual" anunciada por ele contra Silas Malafaia, o guru de Jair Bolsonaro (PL), Pablo Marçal (PRTB) afinou ao ser chamado de "frouxo", "psicopata" e uma lista de impropérios, publicou uma foto com o pastor e pediu "paz" em seu perfil no Instagram.
O bate-boca entre os dois escalou desde o último sábado, 7 de Setembro, quando Malafaia impediu Marçal de subir no trio elétrico onde estava ao lado de Bolsonaro no ato em que a horda neofacista pedia o impeachment de Alexandre de Moraes.
Te podría interesar
Na segunda-feira (8), Malafaia gravou um primeiro vídeo para falar "a verdade sobre Pablo Marçal no 7 de Setembro" e apanhou de ultraconservadores que embarcaram nos discursos vazios do ex-coach.
Ironizado, o guru de Bolsonaro voltou à tona nesta terça-feira (10) e aumentou a carga contra Marçal.
Te podría interesar
"Esse cara, ele mostra sinais de que é psicopata. Ele é megalomaníaco, manipulador e mentiroso. Vou provar isso. E agora ele dá um outro sinal: de bipolaridade. Ao mesmo tempo ele me elogia e me ataca. Me elogia e me denigre", disparou Malafaia, afirmando que o ex-coacha usa "manipulação, para mexer nas suas emoções".
Para "provar" a "megalomania", o pastor midiático mostra uma publicação em que o ex-coach diz ser "Davi", o segundo rei de Israel na narrativa bíblica.
"Me chama de Eliabe [irmão mais velho de Davi] e ele se chama de Davi. Olha a megalomania. Ele é herói, ele é o cara. E ele mente. Diz lá que eu ataco ele, porque ele não quis se submeter a mim. Tu é um mentiroso, coloco a mão na Bíblia", emenda Malafaia, totalmente descontrolado.
O guru de Bolsonaro usa a principal bandeira do ultradireita neofascista - o impeachment e os ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) - para dar a sentença sobre Marçal: "frouxo ou covarde".
"Agora tem uma pergunta que não quer calar: por que você nunca pediu o impeachment de Alexandre de Moraes? Por que você nunca abriu a boca para falar dos crimes de Alexandre de Moraes? Botando gente presa, cerceando liberdade, promovendo perseguição ao Bolsonaro. Das duas uma: você é frouxo ou covarde, que tem medo de Alexandre de Moraes ou você tem acordo com ele", diz.
Malafaia, então, recorre a uma reportagem do The Intercept que revelou a farsa do projeto de Marçal, que construiu apenas 30 das 300 casas em que arrecadou dinheiro para um projeto na África.
"Ei povo, acorda. Essa cara é uma farsa. O cara não consegue cumprir um projetinho desse lá na África. Esses projetos de megalomania em São Paulo, acha que vai fazer? Acorda evangélicos, povo da direita, cristãos, apoiadores de Bolsonaro. Ele usa técnicas de neurociência para te manipular", acusou.
Mais tarde, Malafaia voltou à rede e fez uma publicação incitando seguidores a atacar Marçal: "sobre os crimes e o impeachment de Alexandre de Moraes você não fala nada! Está calado, frouxe", escreveu o pastor, pedindo para seguidores "mandar lá no @pablomarcalporsp", perfil do ex-coach no Instagram.
Foto e paz
Em resposta aos insultos de Malafaia, Marçal chegou a ironizar, mas depois afinou e pediu "paz" ao reproduzir a publicação nos stories de seu Instagram.
"A liberdade não tem dono e não vou fazer o que você deseja irmão. Coloca a foto do Pacheco ai. Paz", escreveu, referindo-se ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a quem cabe pautar o impeachment de Moraes.
Marçal também publicou uma foto antiga ao lado de Malafaia para que os seguidores do guru de Bolsonaro coloquem os comentários, em pretensa ironia.
"Como eu posto muito, quem tá vindo pelo Silas pode comentar aqui que eu leio tudo". escreveu.
Entenda
A "guerra espiritual" declarada por Pablo Marçal (PRTB) após ter sido enxotado por Silas Mafalaia do trio elétrico no ato de sábado, 7 de Setembro, aprofundou o racha dentro da ultradireita neofascista que gira em torno de Jair Bolsonaro (PL).
Conforme prometido, o guru do ex-presidente divulgou um vídeo para falar "a verdade sobre Pablo Marçal no 7 de Setembro" e disparou impropérios, classificando o ex-coach como "narcísico, megalomaníaco, soberbo e lacrador".
"Esse cara é narcísico, ele é megalomaníaco, ele é soberbo, ele quer tirar proveito de tudo, ele é lacrador. Ele queria fazer cortes para sua campanha. Ele queria tirar proveito daquilo que ele não ajudou [a organizar] e não correu risco [de sofrer eventuais represálias]", disparou Malafaia.
O chilique, no entanto, não deu resultado e Malafaia apanhou dos bolsonaristas que aderiram à facção de Marçal e foram aos comentários do vídeo no Instagram.
"Vai ter que engolir", disparou um eleitor de Marçal.
"Quem é digno então? Silas Malafaia? Boulos, datena ou tabata?", indagou outro.
"Todo mundo sabe quem é Pablo Marçal, ele não tem medo e não tem acordo nenhum. Ele só não conseguiu chegar a tempo e todos sabem onde ele estava", emendou uma terceira.
Em resposta, Pablo Marçal disse que "está desafiando o Silas Malafaia" ao ser indagado se toparia um papo com o guru.
"Na verdade estou desafiando o Silas Malafaia. Vamos entrar aqui ao vivo. Você fala o que você quer e ouve o que você precisa", disparou o ex-coach em storie do Instagram.
"Todo respeito ao que você construiu na religião, mas na política todas as coisas que você faz é fora da lógica. Apoiou o [Eduardo] Paes, o Lula. Está caladinho ai por causa do [Alexandre] Ramagem para não queimar seu filme, né? Porque você está apoiando o Paes ai. Deixa aqui em São Paulo, ninguém está precisando de você aqui", emendou.