CLIMA

Onda de calor: Brasil tem alerta de seca e baixa umidade

Condições climáticas elevam risco de incêndios florestais e também de prejuízos à saúde

Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) nesta segunda-feira (9) em função da baixa umidade. Há risco de incêndios florestais e também de prejuízos à saúde.

A umidade deve variar entre 20% e 12% nos estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais, pode ficar abaixo de 12%.

Há ainda um alerta amarelo emitido pelo Inmet, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, locais em que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

Risco de incêndios em São Paulo

A Defesa Civil do estado de São Paulo renovou até esta terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios. Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas poderão alcançar 33 graus Celsius (ºC), e a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo dos 35%.

“Diante deste cenário, recomenda-se cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz”, destacou em nota a Defesa Civil.

As condições meteorológicas têm piorado a qualidade do ar. Boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) às 17h desta segunda, entre as 22 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, dez apontavam qualidade do ar “muito ruim”, dez indicavam “ruim” e apenas duas registravam qualidade “moderada”.

Alerta para ondas de calor

Também foi emitido pelo instituto um alerta de ondas de calor, válido até quinta-feira (12), para os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e parte de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nestes locais, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.

Com informações da Agência Brasil

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar