Seis mil quilômetros de extensão, duração de cinco dias atravessando mais de 30 cidades. Trata-se da viagem de ônibus mais longa do mundo. E adivinha: ela parte do Brasil, mais especificamente do Rio de Janeiro, com destino a Lima, capital do Peru.
Operada pela empresa Trans Acreana, a viagem, depois do Rio, passa por São Paulo. Ainda no Brasil, o ônibus circula pelos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em seguida, transita por Rondônia e Acre, antes de chegar à fronteira com o Peru.
Te podría interesar
Na sequência, a rota inclui a Amazônia Peruana e a Cordilheira dos Andes. O caminho passa pela famosa Rodovia Transoceânica e, finalmente, chega à capital do Peru.
Além do Rio de Janeiro, é possível embarcar em São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco, rumo a Lima.
Apesar da duração, a viagem busca proporcionar o máximo de conforto possível aos passageiros. Os ônibus têm dois andares e são equipados com poltronas semileito, banheiros, Wi-Fi, entradas USB e cortinas de privacidade.
Pela duração do percurso, evidentemente existem paradas que permitem aos passageiros fazer refeições e tomar banho.
A parte mais desafiadora do trajeto tem início próximo à Cordilheira dos Andes. A altitude pode causar enjoo e tontura e, além disso, as estradas tortuosas exigem muita atenção por parte dos motoristas, que se revezam de quatro em quatro horas.
Saídas quinzenais
A linha parte quinzenalmente do Rio de Janeiro, sempre às quintas-feiras, com chegada prevista para a terça-feira seguinte, em Lima. A Trans Acreana estuda ampliar a frequência para viagens semanais.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.