Ex-ministro "astronauta" de Jair Bolsonaro (PL), o senador Marcos Pontes (PL-SP) é sócio de uma empresa, que leva seu nome, que usou o espaço do estande da Força Aérea Brasileira (FAB) na exposição Domingo Aéreo, realizada em São Paulo, para a promoção de pacotes de turismo espacial e voos de caças — serviços de alto custo e geralmente voltados ao público de elite.
O estande da empresa — identificada como Agência Marcos Pontes, especializada em “turismo exclusivo” — foi montado dentro de um dos hangares do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, área militar administrada pela FAB, durante o evento que reuniu mais de 230 mil visitantes, de acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo.
Te podría interesar
No local, representantes da agência exibiam painéis com imagens de voos suborbitais, pacotes para observar eclipses na Islândia e experiências a bordo de jatos de guerra russos, além de livros e produtos ligados à imagem do senador.
FAB diz que convite foi à fundação, não à empresa
Em nota, a Força Aérea Brasileira afirmou que o convite oficial foi destinado à Fundação Astronauta Marcos Pontes, entidade privada vinculada ao parlamentar, e não à empresa de turismo. A corporação classificou o evento como “de caráter cultural e educativo, voltado à integração entre a sociedade e a aviação”, e justificou que “diversos espaços foram disponibilizados a entidades civis e organizações ligadas à temática aeronáutica”.
Te podría interesar
No entanto, o estande da empresa exibia material comercial e era operado por funcionários identificados com a marca da Agência Marcos Pontes, segundo o registro fotográfico publicado. A FAB não esclareceu quais critérios ou processo de seleção foram usados para autorizar a presença de entidades privadas em um espaço militar.
O senador Marcos Pontes, por meio de nota, reconheceu a presença da empresa no evento, mas alegou “participação espontânea” do sócio e empresário Marcos Palhares, “futuro turista espacial”, responsável pela condução do estande.
“O senador Marcos Pontes não exerce função administrativa na empresa e não participou do evento”, diz o texto. “A presença da empresa no Domingo Aéreo foi uma participação espontânea, conduzida pelo empresário Marcos Palhares, com foco em inspirar o público e divulgar conhecimento sobre o turismo espacial”.
Ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militar da reserva, Pontes mantém forte ligação com a Força Aérea Brasileira, instituição à qual serviu por décadas.