SUPREMO

Luís Roberto Barroso passa mal e vai fazer exames em hospital de Brasília

Ministro do STF teve uma indisposição enquanto resolvia pendências da aposentadoria, que será oficializada no sábado (18)

Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O ministro Luís Roberto Barroso foi internado nesta quarta-feira (15) em um hospital de Brasília após passar mal durante o expediente na Corte.

Segundo apurações da TV Globo e da CNN Brasil, o magistrado teve um episódio de queda de pressão e apresentou sintomas compatíveis com virose, permanecendo em observação e submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês da capital federal.

A indisposição ocorreu enquanto Barroso cuidava das pendências administrativas relacionadas à sua aposentadoria antecipada, que começa a valer oficialmente no próximo sábado (18). O pedido foi formalizado na segunda-feira (13) e publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. Aos 67 anos, Barroso poderia permanecer no Supremo até 2033, quando completaria a idade-limite de 75 anos para a aposentadoria compulsória.

Novo ministro do STF

O ministro anunciou sua decisão de se aposentar na semana passada, afirmando que “a vida é feita de ciclos”. Sua saída abre caminho para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realize a terceira indicação ao STF em seu atual mandato, após nomear Cristiano Zanin e Flávio Dino em 2023.

Nos bastidores de Brasília, a expectativa é de que Lula indique o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga. 

Leia também:

PGR pede reabertura de inquérito sobre possível interferência de Bolsonaro na PF

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar