Uma fake news disseminada entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano sobre a alimentação básica dos brasileiros, em um momento em que o discurso de ódio bolsonarista contra o governo Lula ainda estava intenso nas redes, voltou a circular nos últimos dias no TikTok. Apuração da Fórum mostra que a desinformação tem origem em um vídeo negacionista produzido por um influencer de alimentação, que se posiciona contra regulamentações e normas científicas alimentares. O perfil tem mais de 350 mil seguidores e a maioria dos vídeos ultrapassam 100 mil visualizações.
Fato é que as afirmações não tem embasamento científico em relação ao consumo de arroz e feijão, alimentos fundamentais na dieta nacional e da cultura brasileira. A publicação gerou grande repercussão e foi desmentida por diversos nutricionistas e especialistas em saúde, que gravaram vídeos reforçando a importância desses alimentos como fontes equilibradas de energia, proteínas e nutrientes essenciais.
Um deles é o da nutricionista Isabella Lacerda, que já conta com 1 milhão de visualizações no Instagram. No vídeo, a especialista brinca e questiona com o fato de apenas uma pessoa saber de algo "tão secreto" do governo. “O governo não quer que você saiba que arroz e feijão é ração. Então por que que você sabe? O governo não quer que ninguém saiba, mas você sabe. Essa informação vazou apenas para você, Alecrim Dourado. E curiosamente você tinha solução, não é mesmo? Para algo que o governo estava desesperadamente tentando esconder da população, você descobriu e você está falando para todo mundo e vendendo a solução. Vocês fizeram a conta? ou eu preciso desenhar?”, disse Lacerda, enfática.
“É uma coincidência absurda o fato de uma informação tirada do seu r*** ser um potencial problema de saúde pública que ninguém tá tentando esconder, porque é um absurdo considerar arroz e feijão ração do governo, sendo que esses dois alimentos são extremamente nutritivos e fazem parte não só da cultura brasileira, mas de vários outros países do mundo”
Lacerda também rebateu as críticas ao suposto “sistema” que formaria nutricionistas para defender esses alimentos, característica comum a vários vídeos negacionistas. “Ai, mas o sistema está formando nutricionistas que pensam nisso. Que sistema? Que sistema que vocês estão falando, que está formando nutricionistas que vão vender para você que arroz e feijão é saudável? Não existe sistema, porque arroz e feijão é saudável. Há milênios.”
Assista