Desde a manhã desta terça-feira (28), o Rio de Janeiro vive momentos de terror após megaoperação do governo estadual nos Complexos do Alemão e da Penha, que tem como alvo a facção Comando Vermelho.
Segundo dados divulgados pelo governo estadual, 64 pessoas morreram e 81 foram presas até este momento.
Te podría interesar
Diante de tal quadro, a Prefeitura do Rio emitiu alerta de segurança Estágio 2 e, por motivos de segurança, orienta que as pessoas não se desloquem e aguardem a situação amenizar.
Como represália à operação do governo estadual, o Comando Vermelho interditou uma série de vias da cidade do Rio e espalhou o caos pela cidade.
Confira abaixo o comunicado da Prefeitura do Rio:
"MUNICÍPIO DO RIO EM ESTÁGIO 2: AGUARDE O DESLOCAMENTO
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) destaca que a cidade do Rio de Janeiro está em Estágio 2 nesta terça-feira (28/10/2025), por motivos de segurança pública e que impactam a mobilidade urbana.
O COR-Rio recomenda que o cidadão aguarde o deslocamento!
- Segundo a Rio Ônibus, mais de 120 linhas tiveram os itinerários alterados.
- De acordo com a MOBI-Rio, os corredores Transbrasil e Transcarioca do BRT, além dos serviços de conexão do BRT, foram impactados pelas ocorrências.
No momento, as seguintes vias estão interditadas:
- Rua 24 de maio, na altura da Rua Manuel Miranda;
- Av. Marechal Rondon, na altura da Rua São Francisco Xavier;
- Estrada Miguel Salazar M. de Morais, na Taquara;
- Rua Edgard Werneck, na altura do Giro do Cebolinha, na Freguesia;
- Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá;
- Linha Amarela, na altura da Cidade de Deus;
- Linha Vermelha, no sentido Baixada, na altura da Pavuna;
- Av. Ernani Cardoso, em frente ao Guanabara, em Cascadura;
- Av. Brasil, altura da Av. Brigadeiro Trompowski, na Maré.
Moradores do Complexo do Alemão e da Penha pedem paz após operação da polícia
O governo do Rio de Janeiro, sob o comando de Claudio Castro (PL), realizou na manhã desta terça-feira (28) uma megaoperação no Complexo do Alemão e da Penha. O alvo era a facção Comando Vermelho.
De acordo com informações divulgadas pelo governo do Rio de Janeiro, até este momento 64 pessoas morreram e 81 foram presas. Esta já é considerada a operação mais letal da história do estado. A operação segue em curso e o número de vítimas deve aumentar.
Como resposta à operação do governo estadual, o Comando Vermelho iniciou no começo da tarde desta terça uma série de represálias em várias partes da cidade do Rio. Segundo informações do G1, barricadas foram feitas na Linha Amarela, na Grajaú-Jacarepaguá, em ruas do Méier e em outras localidades.
Por causa do revide do CV, a Polícia Militar colocou todo o seu efetivo nas ruas.
Moradores pedem paz
Diante de tamanha violência e do número elevado de pessoas mortas, moradores do Complexo do Alemão e da Penha foram às ruas para pedir paz.
Segundo informações do jornal Voz das Comunidades, "o ato ocorreu em meio à troca de tiros que marcou a operação policial na região".