CAFÉ

As melhores cafeterias do Brasil, segundo ranking internacional

De forma geral, o Brasil emplacou sete cafeterias no ranking; a melhor pontuada ficou no 8° lugar latino-americano

Cafeteria.Créditos: Unsplash
Escrito en BRASIL el

No último sábado (25), a divulgação de um novo ranking internacional dedicado à seleção das 100 melhores cafeterias da América do Sul elencou sete estabelecimentos brasileiros.

A seleção incluiu critérios de avaliação como a qualidade dos grãos de café oferecidos, o atendimento ao cliente, a experiência no estabelecimento, a experiência dos baristas, o nível de inovação dos serviços, a qualidade da comida e até as práticas de sustentabilidade dos locais considerados.

Foram três etapas de seleção: a primeira envolveu a indicação de um público de especialistas e consumidores, que depois foi colocada à votação online e aberta, e em seguida submetida à avaliação por um comitê técnico especializado. A classificação final envolveu a ponderação de 70% para especialistas e 30% para a opinião pública, e elencou os 100 estabelecimentos considerados os melhores para os países da América do Sul.

De forma geral, o Brasil emplacou sete cafeterias, com a melhor posição atingida pela Cupping Café, localizada em São Paulo. Melhor colocada entre as brasileiras, ela ficou no oitavo lugar da lista geral para a América do Sul e na 92ª posição mundial.

O ranking menciona o cuidado com a torra dos grãos — feita na própria casa desde 2020 —, todos cafés especiais selecionados, e um ambiente acolhedor. A cafeteria, que fica na Vila Madalena, também distribui seus produtos para outros estabelecimentos e restaurantes, e oferece diversos métodos de preparo de café, além de uma ampla seleção de grãos.

Em vigésimo lugar da lista ficou a Coffee Five, cafeteria carioca reconhecida pela excelência em cafés especiais de origem brasileira. A cafeteria fica numa galeria no centro do Rio, na Rua da Quitanda, e também oferece cursos de barista pela Coffee Five Escola.

Outros cafés que pontuaram na lista foram o Kofi & Co, em São Paulo, no 61° lugar; o Mato Café, no Rio de Janeiro, no 64° lugar; também em São Paulo, o KOF – King of the Fork, em 66° lugar; o Café ao Léu, no Rio de Janeiro, no 67° lugar; e, por fim, o Lucca Cafés Especiais, em Curitiba (PR), na posição 69ª.

O topo do ranking sul-americano ficou com a Tropicalia Coffee, de Bogotá, Colômbia. No total, foram avaliadas mais de quatro mil cafeterias.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar