A AtlasIntel divulgou nesta sexta-feira (31) duas pesquisas sobre a operação policial realizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão e da Penha, realizada na última terça-feira (28) e que resultou em 121 mortos.
O instituto fez um levantamento de abrangência local, apenas com entrevistados da cidade do Rio, e também com escopo nacional para saber de que maneira a operação policial impactou os brasileiros.
Te podría interesar
Um dos dados que o levantamento traz é que, tanto em termos nacional quanto local, a maioria das pessoas declarou ser favorável à operação: 55%, quando a pergunta é nacionalizada, e 62,2% quando restrita aos moradores do Rio de Janeiro. O que temos, em termos gerais, é uma opinião pública dividida, mas cansada de viver sob o jugo de facções criminosas.
Mas um dado chama atenção no levantamento nacional: no recorte por gênero, a maioria das mulheres desaprova a operação da polícia, com 48% favoráveis e 50,2% contrárias.
Te podría interesar
Entre os homens, o índice de aprovação da operação é de 61,9% contra 34,3% contrários.
Quando o recorte de gênero é levado para o plano da cidade do Rio, o índice de mulheres que aprovam é maioria, o que revela um impacto diferente da questão quando local: 56,4% aprovam e 40,8% desaprovam.
Entre os homens cariocas, 68,9% aprovam e 26,7% desaprovam.
AtlasIntel: 55% dos brasileiros aprovam ação policial no Rio com 121 mortes
Uma pesquisa AtlasIntel divulgada na tarde desta sexta-feira (31) revelou o que pensam os brasileiros a respeito da operação policial ocorrida esta semana nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 121 pessoas, entre elas quatro policiais.
O levantamento mostrou que a maior parte dos brasileiros está de acordo com a ação devastadora, a mais violenta da História do Brasil. Os números mostram que 55,2% aprovam a operação das forças de segurança fluminenses, enquanto 42,3% dizem reprovar. Os que disseram não saber responder foram 2,5%.
O que também ficou claro no estudo foi a repercussão do ocorrido no Rio para todo o país. Os brasileiros que disseram ter tomado conhecimento da operação são 92%, contra apenas 8% diz "ter ouvido falar" do caso.
Para a pesquisa foram ouvidas 1.089 pessoas, de todos os estados do país. De acordo com a AtlasIntel, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.