REALENGO

Nova operação no Rio: dois mortos, escolas fechadas e linhas de ônibus desviadas

Operação Contenção se concentrou na Vila Kennedy, onde policiais cercaram a comunidade ainda nas primeiras horas do dia

Operação na VIla Kennedy.Créditos: Reprodução de vídeo
Escrito en BRASIL el

As forças de segurança do Rio de Janeiro iniciaram, na madrugada desta quarta-feira (19), uma nova fase da Operação Contenção, voltada a impedir o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste da capital. Desta vez, a ação se concentrou na Vila Kennedy, onde policiais cercaram a comunidade ainda nas primeiras horas do dia.

Até a última atualização, dois suspeitos morreram e outros dois ficaram feridos após troca de tiros com agentes. Cinco pessoas foram presas até as 7h30.

Segundo a Polícia Militar, logo no início da operação, um grupo de criminosos tentou fugir da região, dando início a uma perseguição conduzida pelo Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE). A corrida terminou já em Realengo, onde houve intenso confronto. Os quatro homens perseguidos foram baleados e socorridos.

Dentro do carro utilizado pelos suspeitos, os policiais encontraram armamento de uso restrito: dois fuzis, uma pistola e granadas.

Drogas escondidas em escola

Durante buscas na Vila Kennedy, agentes localizaram uma grande quantidade de drogas — maconha, cocaína e crack — escondida em uma sala da Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo. A PM afirmou que o espaço vinha sendo usado como “esconderijo para traficantes”. No momento da apreensão, a unidade estava fechada. A Secretaria Municipal de Educação foi procurada, mas ainda não se manifestou.

A ação policial impactou o funcionamento de serviços públicos na região. Ao menos 16 unidades de ensino suspenderam as atividades nesta quarta. O Rio Ônibus informou que 32 linhas tiveram seus itinerários desviados preventivamente para garantir a segurança de rodoviários e passageiros.

Participação de forças especiais

A operação envolve equipes do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de delegacias especializadas, como a DRFA (Roubos e Furtos de Automóveis) e a DRE (Repressão a Entorpecentes). Policiais do 14º BPM (Bangu) atuam no entorno para reduzir transtornos à população.

O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, afirmou que a operação busca enfraquecer a estrutura do CV. “Estamos atuando de forma integrada para enfraquecer a estrutura desta organização criminosa que insiste em desafiar o Estado, e que está diretamente envolvida em práticas criminosas que não só atingem o cidadão de bem, como também ameaçam a vida dos agentes de segurança de todo o RJ”, declarou.

Segundo investigações, a Vila Kennedy é usada por traficantes do Comando Vermelho como base para tentar expandir o domínio sobre comunidades vizinhas controladas por grupos rivais, como o Terceiro Comando Puro (TCP) e milícias — conflitos marcados por confrontos frequentes.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar