HOMENAGEM

Fundação Casa de Rui Barbosa divulga homenageados com Medalha Rui Barbosa de 2025

Entre os homenageados estão Alexandre de Moraes, Chico Alencar, Daiara Tukano, Daniel Soranz, Lúcia Lippi, José Dirceu e Frei Betto

Casa de Rui Barbosa.Créditos: Divulgação
Por
Escrito en BRASIL el

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, anuncia as pessoas agraciadas com a Medalha Rui Barbosa de 2025, distinção honorífica concedida a personalidades e instituições que se destacaram para o fortalecimento da cultura brasileira, contribuindo para a preservação da memória, para a pesquisa e para a difusão do conhecimento. A cerimônia de entrega será realizada no dia 7 de novembro, na sede da Fundação, em Botafogo, a partir das 14 horas.

Instituída em 1949 e concedida anualmente desde então, a Medalha Rui Barbosa reconhece trajetórias que expressam os valores que orientam a atuação da Casa e sua missão: a ética pública, o pensamento crítico e o compromisso com a cultura como dimensão essencial da vida democrática. A outorga anual expressa o reconhecimento público a trajetórias que traduzem os valores que orientam a atuação da Casa e refletem os princípios humanistas e republicanos de Rui Barbosa: ética pública, pensamento crítico e compromisso com a cultura como dimensão essencial da vida democrática.

"Com a Medalha Rui Barbosa, a Fundação cumpre seu papel histórico de preservar e inspirar o Brasil que pensa, sente e constrói o futuro com consciência e diversidade. Essa honraria é uma forma de celebrar o valor da cultura como pilar da democracia e da cidadania, de reafirmar que a cultura é também um campo de pensamento e liberdade”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, destacou que, na edição deste ano, a homenagem reconhece pessoas e instituições cuja atuação reflete o compromisso com a cultura, a democracia, a diversidade das expressões culturais e a memória histórica do país:

“A Medalha Rui Barbosa é mais do que uma homenagem. É o reconhecimento de trajetórias que fazem da cultura um campo de transformação social, de fortalecimento da democracia e de construção de futuro. A cultura é onde o país se pensa, se reconhece e se reinventa. Este ano escolhemos homenagear pessoas e instituições cujos compromissos com a questão democráticas e vínculos com matrizes que compõem a diversidade cultural brasileira contribuem para reafirmar a missão pública da Fundação Casa de Rui Barbosa de promover o conhecimento, a liberdade, a pluralidade  e a memória como bases de uma sociedade mais justa e democrática.Além destas, como sempre fazemos todos os anos, homenageamos também servidores(as) e colaboradores(as) da Fundação que constroem no dia-a-dia o trabalho da instituição." 

Entre os agraciados de 2025 estão representantes do poder público, da academia, das artes, de movimentos sociais e de instituições culturais. Sendo eles:

  • Alexandre de Moraes (Ministro do Supremo Tribunal Federal)
  • Associação Juízes e Juízas pela Democracia (Associação de magistrados em defesa da democracia e dos direitos humanos)
  • Campanha Sem Memória Não Há Democracia
  • (Coletivo da sociedade civil em defesa da memória, verdade e justiça, que luta pela criação do Centro de Memória e Direitos Humanos na sede do antigo DOPS, promovendo ações como a mostra Rua da Relação 40)
  • Chico Alencar (Deputado Federal)
  • Daiara Tukano (Artista, pesquisadora e liderança indígena do povo Tukano)
  • Daniel Soranz (Deputado Federal)
  • Frei Betto (Frade dominicano e escritor)
  • Instituto Cultural da Feira de São Cristóvão (Instituição dedicada à promoção da cultura nordestina)
  • João Jorge Rodrigues (Presidente da Fundação Cultural Palmares)
  • José Dirceu (Advogado e ex-ministro-chefe da Casa Civil)
  • Lúcia Lippi (Professora Emérita do CPDOC/FGV e Membro do Conselho Consultivo da FCRB)
  • Mestre Paulão Kikongo (Mestre de capoeira, pesquisador em memória social e patrimônio cultural; presidente da Associação de Capoeira Kilombarte)

Além dessas personalidades, entre os agraciados com a Medalha Rui Barbosa estão trabalhadores e trabalhadoras da própria Fundação Casa de Rui Barbosa, reconhecidos pela dedicação e contribuição às atividades institucionais: Ana Lígia Medeiros, servidora da Divisão de Pós-Graduação (PPGMA); Cleidimar Maria Rodrigues, secretária do Centro de Gestão; Diego do Nascimento Rocha, servidor do Centro de Gestão; Isabela Ramos de Oliveira, assistente do Gabinete da Presidência; Jumara Florêncio de Sousa, secretária do Gabinete da Presidência; Letícia Krauss Provenzano, servidora do Centro de Memória e Informação; Pablo Aurélio da Conceição, terceirizado do setor de Manutenção; Priscila Soares Vaisman, servidora do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional; Vivian Paccico, servidora do Serviço de Preservação e Vinícius Amaral dos Santos de Lima, bombeiro civil.
A cerimônia também contará com homenagem à deputada federal Jandira Feghali, reconhecida por sua trajetória de compromisso com a cultura, a democracia e a defesa das instituições públicas, especialmente por sua atuação em prol das políticas culturais brasileiras.

A entrega da Medalha Rui Barbosa representa um momento de celebração e reconhecimento público de pessoas e organizações que contribuem para a cultura brasileira, os valores democráticos e o legado de Rui Barbosa.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar