O Orvalho do Mar, da Cervejaria Araucária, foi eleito o melhor rótulo de cerveja do Brasil no 13º Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado durante o 16º Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, em Santa Catarina. As informações foram divulgadas pela organização do evento.
Grandes marcas relacionadas às grandes produtoras não foram premiadas no concurso, que tem enfoque em cervejarias artesanais.
A cerveja, produzida em Maringá (PR), conquistou o ouro na categoria “Best of Show”, que reúne as melhores cervejas do campeonato, independentemente do estilo. A premiação, que ocorreu na noite de quarta-feira (12), avaliou mais de 2.500 amostras de cerca de 500 cervejarias, com 70 jurados nacionais e internacionais.
A Orvalho do Mar é uma Gose, estilo caracterizado por ser ácido, frutado e levemente salgado. Com 3,8% de teor alcoólico, a cerveja leva limão-rosa, alecrim e um toque de sal, oferecendo um sabor refrescante e único.
A segunda colocação no “Best of Show” ficou com a Vale 4 Weiss com Malte Defumado, da cervejaria Vale 4, de Novo Hamburgo (RS), uma cerveja de trigo com malte defumado. Já o bronze foi para a Catharina Sour Morango e Maracujá, da Opa Bier, de Joinville (SC), que se destaca por ser uma cerveja sem álcool e sem glúten, com suco de frutas.
Além das cervejas, o concurso também elegeu as melhores cervejarias do ano. A Big Jack Cervejaria, de Orleans (SC), foi a grande campeã, com 18 medalhas, incluindo seis de ouro. A La Birra, de Caxias do Sul (RS), ficou em segundo lugar, com 12 medalhas, e a Opa Bier, de Joinville, completou o pódio com 10 medalhas.
O Festival Brasileiro da Cerveja segue até sábado (15) no Parque Vila Germânica, em Blumenau, com degustação livre de mais de mil rótulos de 200 cervejarias.