Como no Brasil tudo vira meme, o transporte de um transformador de 250 toneladas através de um comboio de 113,7 metros de comprimento não seria diferente. Viajando entre Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife (PE), para um parque eólico na Paraíba, o transformador virou uma atração entre os moradores das cidades por onde passou.
Nas redes sociais, diversos vídeos viralizaram de moradores colocando cadeiras para ver a passagem do transformador, vendedores montando barracas na beira da estrada e até pessoas fantasiadas à espera do que virou um grande evento nos últimos dias.
Te podría interesar
O transporte do transformador levou dois dias com velocidade média de 7km/h. Ele saiu no sábado (15) de Cabo de Santo Agostinho, precisou realizar uma parada em Abreu e Lima no domingo (16) e chegou à Paraíba nesta segunda-feira (17). No entanto, o transporte até o parque eólico será interrompido na madrugada deste sábado (22) para descanso das equipes que trabalhavam no deslocamento.
O evento foi registrado por diversas páginas nas redes sociais, que chamaram o transporte do equipamento de "Transformador Fest".
Te podría interesar
Assista
O transporte do transformador chegou a virar música pelo DJ paraibano Marcílio Barbosa. Ao g1, o músico afirmou que levou menos de 30 minutos para compor a canção, que em pouco tempo também viralizou nas redes. Confira um trecho da música:
"Eu disse, ela tá chegando, ela tá chegando, a carreta e o transformador
Ela tá chegando, olha, passou foi na cidade e todo mundo endoidou
Chegou na Paraíba, a festinha começou
O churrasco tá rolando, todo mundo tá bebendo
Esperando a carreta pra fazer o movimento"
Investimentos chineses no Brasil
O famoso transformador foi construído na China e tem o objetivo de abastecer até 1,7 milhão de pessoas através de sua instalação no Parque Eólico Serra da Palmeira, na região do Seridó paraibano. O parque eólico terá 108 aerogeradores distribuídos entre as cidades de Picuí (36), Nova Palmeira (33), Pedra Lavrada (25), São Vicente do Seridó (10) e Baraúna (4).
Pesando 250 toneladas, o transformador tem 1,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. As obras de construção do parque eólico começaram em 2023 e a previsão é de que o investimento comece a operar ainda em 2025.
O equipamento é mais um resultado da parceria entre Brasil e China para ampliar os avanços tecnológicos no país. Em sua visita ao Brasil em novembro de 2024, o presidente chinês, Xi Jinping assumiu 37 acordos com o governo brasileiro, que abrangem setores como comunicação, saúde, meio ambiente e energia nuclear, demonstrando o compromisso de ambos os países em aprofundar a cooperação mútua.
LEIA MAIS: China e Brasil fortalecem aliança estratégica em meio a novas tarifas de Trump
Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, sendo um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, com foco em infraestrutura, energia, agronegócio e tecnologia.
As relações entre os dois países são caracterizadas por uma parceria estratégica de alto nível, consolidada ao longo das últimas décadas e impulsionada por interesses econômicos, diplomáticos e geopolíticos.