Um vídeo com um ritual supremacista branco, que remete à Ku Klux Klan, com direito a gestos nazistas, envolvendo dezenas de policias militares, foi postado na noite de terça-feira (15), no perfil oficial no Instagram do 9° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), de São José do Rio Preto e região, no interior de São Paulo.
Com requintes de profissionalismo, que incluem tomadas com drones e até mesmo trilha sonora, o vídeo mostra pelo menos 14 PMs queimando cruzes com tochas. A seguir, alguns agentes fazem o gesto típico dos nazistas, com o braço erguido na altura do ombro. As imagens ficaram no ar no Instagram do batalhão e foram retiradas poucos minutos depois após sofrerem uma saraivada de críticas.
Te podría interesar
No fundo do vídeo é possível ver a palavra Baep também pegando fogo, além de bandeiras da corporação ao lado e viaturas da PM ligadas.
Nota da SSP
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou através de nota que a Polícia Militar repudia qualquer manifestação de intolerância e prometeu punir os envolvidos.
Te podría interesar
Veja abaixo:
“A Polícia Militar é uma instituição legalista e repudia toda e qualquer manifestação de intolerância. Assim que tomou conhecimento das imagens, a Corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias relativas ao caso. A Corporação não compactua com desvios de conduta e reforça que qualquer manifestação que contrarie seus valores e princípios será rigorosamente apurada e os envolvidos responsabilizados”.